289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
O Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho de Olhão foi hoje palco para a assinatura de um acordo de cooperação entre a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a Universidade do Algarve (UAlg) e a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Esta união de esforços visa a criação da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL).

2018-188-assinatura-acrodo-cooperacao-rede-bibliotecas 1 of 8

Presentes nesta sessão, os bibliotecários do Algarve viram os respetivos presidentes de Câmara, assim como o diretor geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, e o Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, assinarem o acordo que permite a cooperação entre as diferentes entidades nos domínios técnicos e culturais com o objetivo de desenvolver serviços em rede, numa lógica de partilha e otimização de recursos. Esta ‘união’ permite, igualmente, “a oferta de serviços comuns para a comunidade intermunicipal e a prestação de um serviço público de qualidade”.

O presidente da Câmara de Olhão, que agradeceu a presença dos bibliotecários de todo o Algarve na cidade cubista, deixou uma nova meta a estes técnicos: “Trabalhem para mostrar para que servem as bibliotecas! Já não temos muita falta de espaços físicos, nem de novas tecnologias. Para que vão servir as bibliotecas do futuro? É preciso dar-lhes vida, mostrar aos cidadãos a sua relevância. Já não basta só possibilitar a leitura, é preciso fomentar o espírito crítico sobre aquilo que lemos”, desafiou o autarca de Olhão.

2018-188-assinatura-acrodo-cooperacao-rede-bibliotecas 2 of 8

O diretor geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, destacou a importância deste acordo para a partilha de recursos e de experiências, o que já vinha a ser feito, mas de forma informal até agora. Realçou também que, desta forma, será possível que todos os concelhos tenham as suas bibliotecas públicas em funcionamento. Para o reitor da UAlg, Paulo Águas, “é de grande importância o relacionamento da Universidade com todas as bibliotecas do Algarve”. O académico mostrou também a disponibilidade da UAlg para que todos os cidadãos interessados possam consultar a sua biblioteca e usufruir do seu espólio.

O presidente da AMAL, Jorge Botelho, revelou que este acordo foi votado por unanimidade pelos autarcas do Algarve, o que mostra o compromisso de todos “para que na região haja uma rede de bibliotecas que funcione efetivamente. Estamos disponíveis para isso”, garantiu em Olhão o líder da Comunidade Intermunicipal do Algarve.

2018-188-assinatura-acrodo-cooperacao-rede-bibliotecas 3 of 82018-188-assinatura-acrodo-cooperacao-rede-bibliotecas 4 of 82018-188-assinatura-acrodo-cooperacao-rede-bibliotecas 5 of 8
2018-188-assinatura-acrodo-cooperacao-rede-bibliotecas 9 1 of 12018-188-assinatura-acrodo-cooperacao-rede-bibliotecas 6 of 82018-188-assinatura-acrodo-cooperacao-rede-bibliotecas 7 of 82018-188-assinatura-acrodo-cooperacao-rede-bibliotecas 8 of 8