289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
O Dia do Pescador, que o Município de Olhão volta a comemorar na próxima sexta feira, 31 de maio, servirá para a Autarquia homenagear os olhanenses que fazem da pesca o seu modo de vida, num concelho que está intimamente ligado histórica e economicamente ao mar.

2019-088-dia-pescador-olhao-01

As comemorações oficiais têm início às 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a apresentação da campanha “Pesca por um Mar Sem Lixo”. A iniciativa da Docapesca tem como principais objetivos melhorar a gestão de resíduos a bordo das embarcações e nos portos de pesca, sensibilizando os pescadores para a importância da adoção ou manutenção de boas práticas ambientais. 

Ao promover a recolha seletiva dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca e disponibilizando as infraestruturas adequadas para a sua receção em terra, este projeto vem unir pescadores e portos na melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa e na preservação dos ecossistemas marinhos.

Após a apresentação deste projeto, segue-se às 16h30, a cerimónia da entrega de distinções aos profissionais do setor da pesca que operam no concelho de Olhão.

Serão atribuídas distinções nas áreas do arrasto, cerco, polivalente local e costeira, aquacultura (moluscicultura), mariscador apeado, mulher na pesca, pescador mais novo, maquinista marítimo, pescador em progressão, indústria conserveira, inovação e o prémio carreira. Os prémios dos concursos do cartaz que ilustra a divulgação do Dia do Pescador e do concurso de fotografia alusivo ao tema, serão também entregues durante a cerimónia.

As comemorações do Dia do Pescador em Olhão culminam no Museu Municipal, um local com uma grande carga simbólica, uma vez que foi neste edifício que em tempos funcionou o Compromisso Marítimo. Aqui, será inaugurada a exposição “Casa de Mariantes”, às 17h30, seguindo-se a degustação de produtos do mar, organizada em parceria com a DOCAPESCA.

O Município de Olhão reconhece, assim, a importância de todos os que trabalham nas diversas atividades do setor das pescas e aquacultura.

2019-088-dia-pescador-olhao-02