289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
A campanha “Produzir e Consumir Local”, que decorre em Olhão desde o dia 1 de outubro, terá o seu ponto alto a 16, Dia Mundial da Alimentação, com a realização do Mercado 100% Local, entre as 15h00 e as 20h00 no Jardim Patrão Joaquim Lopes. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Município de Olhão e a Associação In Loco.

2019-159-mercado-100-local-01

A campanha, lançada este ano pela Associação In Loco no âmbito do projeto 100% Local, e que passa por sete concelhos do Algarve, inclui ações de sensibilização, com objetivo de aumentar a consciência crítica dos cidadãos para a necessidade de adoção de modelos de consumo e produção sustentáveis, a uma escala local.

Em Olhão, a campanha teve início a 1 de outubro com a chegada ao concelho d’A Balança, uma peça concebida pelo artista algarvio António Quintas, em exibição até ao final do mês na praça Patrão Joaquim Lopes. A instalação artística, inspirada nas antigas balanças de mercado, vai circular em itinerância pela região, chamando a atenção para a importância das opções de consumo e o seu impacto na saúde, na economia da região e no ambiente.

Com o mote “À mesa o que cresce perto da porta”, a campanha materializa-se ainda na afixação de cartazes em locais estratégicos de grande visibilidade, com mensagens informativas e de apelo ao consumo local. 

O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, foi a data escolhida para realizar, no Jardim Patrão Joaquim Lopes, uma das ações de maior visibilidade desta iniciativa: o Mercado 100% Local. Este será um espaço de aproximação entre produtores e consumidores, mobilizando os primeiros e desafiando-os a expor e vender produtos agroalimentares, nomeadamente hortofrutícolas e transformados feitos a partir de matérias-primas da região.

Entre as 15h00 e as 20h00 haverá um espaço de venda ao público e um conjunto de ações para destacar a importância da alimentação enquanto motor dinamizador da economia da região. O evento contará ainda com uma performance, apresentada pelo Coletivo JAT - Janela Aberta Teatro, alusiva às problemáticas do consumo e da produção locais, como forma de sensibilização para a importância de dar primazia aos circuitos curtos de produção e comercialização. 

2019-159-mercado-100-local-02