289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-028-projeto endurace2014-00Olhão é um dos municípios portugueses que está a colaborar com o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) no projeto ENDURANCE, integrando a rede pioneira de cidades europeias. O convite ao Município de Olhão surgiu na sequência da conclusão, em 2013, do Plano de Mobilidade e Transportes de Olhão, no qual o IMT integrou a Comissão Externa de Acompanhamento. 

O projeto ENDURANCE, apoiado pelo fundo europeu Inteligent Energy Europe, tem como objetivo apoiar cidades e regiões no desenvolvimento de Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (SUMP), em Portugal designados por Planos de Mobilidade e Transportes (PMT), facilitando a criação de redes de aprendizagem mútua e a partilha de experiências e boas práticas entre os vários países. 

No âmbito do projeto ENDURANCE prevê-se o desenvolvimento, até 2016, de ações para sensibilizar e motivar as cidades para a realização de PMT/SUMP; a criação de uma rede nacional, e participação na rede europeia, de PMT/SUMP; formação técnica e apoio de especialistas, sobre como iniciar e desenvolver ações de promoção de uma mobilidade urbana mais sustentável; facilitar os contactos em rede, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, a aprendizagem mútua e a partilha de experiências e de boas práticas a nível nacional e europeu.

O Município de Olhão poderá participar em três reuniões da rede SUMP/PMT, que incluem a participação de especialistas nacionais e internacionais, estudos de casos/ boas práticas e a partilha de conhecimentos e trabalho em rede.

Para mais informações sobre esta rede pioneira de cidades europeias, consulte: 
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Planeamento/MobilidadeeTransportes/GestaodaMobilidade/Paginas/ProjetoEndurance.aspx
http://www.epomm.eu/endurance/index.php2014-028-projeto endurace2014-012014-028-projeto endurace2014-02