289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-038-Folar giganteO chef Filipe Martins, proprietário da pastelaria Kubidoce, volta a confecionar o folar gigante da Páscoa, com cerca de 100 metros. A iniciativa acontece já no próximo dia 12, sábado, às 11h00, no Largo da Restauração (junto à Igreja Matriz de Olhão). O bolo é oferecido mas os apreciadores são convidados a contribuírem com uma moeda, de forma simbólica, ajudando assim uma instituição de solidariedade social do concelho.

Este ano, são cinco os tipos de folar que Filipe Martins vai confecionar, durante dois dias, para dar a provar à população no dia 12 de abril, a partir das 11h00 da manhã. Ao típico folar de Olhão juntam-se os da serra e de mel e azeite e ainda duas criações do chef: folar de Olhão com chocolate e folar algarvio com figo, amêndoa e laranja (a novidade deste ano).

No total serão necessários, para ‘construir’ os 100 metros de folar, quantidades industriais de ingredientes: mais de 500 quilos de açúcar amarelo, 200 quilos de farinha, 200 quilos de manteiga, 200 quilos de margarina, 20 litros de azeite, 10 litros de medronho, 10 litros de mel, 15 quilos de amêndoa, 15 quilos de laranja confitada, 15 quilos de figos, dois quilos de canela e outros dois quilos de erva doce, assim como cerca de 500 ovos, 10 quilos de fermento e 15 quilos de chocolate.

2014-038-Folar gigante2De todos estes ingredientes, juntos e/ou em separado, surgirão os cinco folares que prometem fazer crescer água na boca a olhanenses e visitantes que nos últimos anos – desde que esta iniciativa acontece tanto com o folar como com o bolo-rei – se juntam aos milhares perto da Igreja Matriz de Olhão, para provar as delícias que o chef confeciona e oferece à população.

O evento organizado pelo proprietário da Kubidoce, que deverá custar cerca de 4.000 euros, conta com o apoio do Município de Olhão, da empresa municipal Fesnima, da Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) e do Ria Shopping, para além de outras empresas locais e regionais, que ajudam a custear parte da despesa do jovem empresário. Filipe Martins promove a iniciativa no dia 11 às 18h00, no 2º piso do Ria Shopping, onde demonstrará a confeção de chocolates, outra das especialidades do chef.

Esta iniciativa, como já aconteceu com o bolo-rei gigante por altura do Natal, servirá para, através da contribuição simbólica de uma moeda de cada pessoa que coma uma fatia de folar, ajudar uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) do concelho. Desta vez, a escolha do chef recaiu sobre a Verdades Escondidas Associação, instituição que desenvolve ações/projetos de solidariedade social com famílias em situação de maior vulnerabilidade social.