289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-047-premio-marpro-00Estão abertas candidaturas ao prémio LIFE+ MarPro, que visa encontrar ideias inovadoras para modificações nas práticas ou nas artes de pesca que contribuam para a diminuição das capturas acidentais de aves marinhas e cetáceos, tornando a pesca uma actividade mais sustentável. O período de candidaturas termina a 30 de maio 2014, sendo conhecidos os resultados no final de junho.

O projeto LIFE+ MarPro é cofinanciado pelo programa LIFE e resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Com o intuito de fornecer meios para a implementação da Directiva de Habitats e Aves no que respeita a aves marinhas e cetáceos, criando instrumentos eficientes para a análise e interpretação da evolução do seu estado de conservação e seus habitats, a MarPro tem desenvolvido alguns projetos para minimizar a captura acidental e depredação de espécies pelágicas de peixe e a conservação de espécies protegidas.

A MarPro procura ideias inovadoras e originais, práticas e fáceis de usar, com uma boa relação custo-benefício, com impacto na economia das pescas e que possam ser amplamente aplicadas em Portugal, traduzidas em novos esquemas para aparelhos de pesca, soluções reais que permitam aos pescadores uma atividade mais eficaz, dirigida à captura das espécies alvo da pescaria e com menor risco de captura acidental de golfinhos e aves marinhas.

O prémio está aberto a candidatos relacionados com a atividade pesqueira e que se interessem pela temática das Pescas e Recursos Marinhos.

Poderá obter mais informação aqui.

2014-047-premio-marpro-01
2014-047-premio-marpro-02