289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-060-semana-do-bebe-01Está a decorrer, até dia 1 de junho, a 6ª Semana do Bebé do Concelho de Olhão, uma organização do Município, através da Rede Social e da CPCJ de Olhão, e da ARS Algarve IP, através do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil do Centro de Saúde de Olhão – Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Olhar+ do ACES Central.

Esta é uma iniciativa que já faz parte do calendário relacionado com a saúde infantil na região. «Olhem por mim – redes de suporte à parentalidade» é o tema da edição deste ano, que pela primeira vez tem um padrinho: o capitão da equipa do S.C. Olhanense, Rui Duarte.

Em 2014, a Semana do Bebé do Concelho de Olhão conta com a colaboração de 50 entidades locais, regionais e nacionais e um grande envolvimento por parte das instituições escolares, destacando-se ainda o importante apoio institucional da Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO) na organização do evento.

Este é um projeto de prevenção que desde 2008 procura envolver toda a comunidade num alerta para os cuidados de qualidade nos primeiros anos de vida. Este ano, o evento, tendo em conta o tema «Olhem por mim – redes de suporte à parentalidade», pretende sensibilizar toda a comunidade para a importância da parentalidade e interações saudáveis nos primeiros anos de vida como promotoras da saúde física e mental dos bebés e famílias.

Na edição deste ano destaca-se a Feira do Bebé, a decorrer no Jardim Pescador Olhanense entre os dias 30 de maio e 1 de junho, que contará com um vasto leque de atividades, como massagem para bebés, psicomotricidade infantil, hora do conto, sessões temáticas, espetáculos de dança, desfiles de moda, bem como Atividades na Comunidade dinamizadas pelos parceiros deste projeto, a decorrerem entre os dias 26 e 28 de maio, tais como gincanas, histórias, peças de teatro, danças. Todas as atividades são gratuitas e destinam-se à população em geral e a profissionais de saúde, educação e de intervenção social e comunitária.

Na presente edição da Semana do Bebé haverá um Concurso de Montras (decoração de montras alusivas à temática pelos lojistas do comércio local) em colaboração com a ACRAL Olhão, e um Concurso de Trabalhos Escolares, no qual as escolas e as famílias do concelho participam com a produção de flores alusivas à temática da Semana do Bebé.

De destacar ainda o Seminário Técnico, dirigido a profissionais de vários setores, no dia 30 de maio, a partir das 09h00, no Real Marina Hotel & Spa, em Olhão, que contará com a presença, entre outros especialistas, de Margarida Mesquita, docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, e do padrinho da Semana, o capitão da equipa do S.C. Olhanense, Rui Duarte. No âmbito do seminário será atribuído o Prémio de Mérito e Excelência 2014 a uma individualidade ligada a esta temática e o Prémio Bebé Estrela da Semana de 2014.

Associado ao Seminário, este ano decorre ainda um Workshop satélite na tarde do dia anterior, 29 de maio, dinamizado por Pedro Pires, pedopsiquiatra da Associação Ser Bebé, sobre o tema "Sinais de Alerta na Primeira Infância - A Importância das Redes", a realizar na Biblioteca Municipal de Olhão.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente no seminário e/ou no workshop satélite, através do preenchimento de uma ficha de inscrição eletrónica disponibilizada no site da Semana do Bebé em http://www.arsalgarve.min-saude.pt/semanadobebe/pseminario.php até ao dia 26 de maio.

A Semana conta ainda com o apoio da Unicef Portugal.

Para mais informações sobre toda a programação da Semana consulte www.arsalgarve.min-saude.pt/semanadobebe e siga no facebook em Semana do Bebé de Olhão.

2014-060-semana-bebe-prog-seminario-2014-01

2014-060-semana-bebe-prog-seminario-2014-02