289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-063-atalaiasO Museu Municipal de Olhão e os Leões de Olhão, promovem, no próximo sábado, 17 de maio, a partir das 10h00, o Passeio das Atalaias, com partida do Museu Municipal de Olhão. História, ambiente e desporto encontram-se, tendo a Ria como pano de fundo. A pé ou de bicicleta, propõe-se uma nova forma de conhecer o património histórico e arqueológico do concelho. 

Os participantes percorrerão cerca de 27 quilómetros, num percurso onde será possível conhecer as várias atalaias existentes no concelho. Para além do objetivo histórico do traçado, existe também a vertente ambiental, dado que se encontra inserido, em grande parte, em área protegida do Parque Natural Ria Formosa. 

As torres de atalaia (do árabe at-talaiya) ou de vigia, encontram-se inseridas num contexto de defesa das populações que habitavam as faixas litorais. Este conjunto de estruturas estende-se, na sua grande maioria, em linha reta, com contacto visual entre si. 

No espaço do concelho de Olhão, estão identificadas cinco estruturas com estas caraterísticas: Torre de Quatrim, Torre da Amoreira, Torre de Bias I, Atalaia Quinhentista de Bias e Torre de Alfanxia. Estas estruturas encontram-se datadas desde o Período Medieval Islâmico até à Idade Moderna, altura em que foram abandonadas.