289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-088-Dia do MunicipioAs celebrações do Dia da Cidade de Olhão, que se assinala a 16 de junho, começam na noite anterior (15 de junho) e prolongam-se com várias atividades durante o dia 16, entre cerimónias oficiais, inaugurações e música.

Logo a 15 de junho, às 22h00, a noite é dedicada ao fado, com a atuação de Pedro e Teresa Viola, dois valores locais, que dão a conhecer a qualidade do seu trabalho no Jardim Pescador Olhanense.

Ambos com carreira feita em Portugal e fora de portas, residem no concelho e estão desde muito jovens ligados ao Rancho Folclórico de Moncarapacho. Os dois irmãos prometem interpretar temas conhecidos de todos, numa noite que se prevê memorável.

No Dia da Cidade, 16 de junho, as celebrações começam às 09h30 com a cerimónia do Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, seguindo-se a homenagem aos Heróis da Restauração de 1808, frente à Igreja Matriz, onde será depositada uma coroa de flores.

Um dos pontos altos do dia será a inauguração, às 10h30, do Circuito das Lendas, que inclui os cinco largos da zona histórica reabilitados nos últimos meses. De forma simbólica, será inaugurada a requalificação efetuada na Praça Patrão Joaquim Lopes, junto aos Mercados Municipais de Olhão. Às 11h00 será inaugurado, na Zona Industrial de Olhão, o Ecocentro da cidade, e às 12h00 realiza-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão solene comemorativa do Dia da Cidade.

À tarde, pelas 16h00, será inaugurada a exposição do Centro de Pintores Olhanenses, na Biblioteca Municipal de Olhão.

Luís Guilherme é o artista convidado para abrilhantar a noite do feriado de 16 de junho, com um espetáculo a partir das 22h00 no Jardim Pescador Olhanense e promete fazer com que o público cante muitos temas conhecidos em uníssono. O artista lançou, entre outros trabalhos, Por Amor, em 2008, e Promessas de Amor, em 2010. Em 2013, com o amor nas palavras e a entrega na voz, o cantor olhanense apostou, mais uma vez, na versatilidade das suas canções com alegria e romantismo. Estes são os ingredientes do novo trabalho intitulado Enamorado, produzido entre Portugal e Espanha por Shayla Velez, Carlos Granito e o próprio artista e que revela a sensibilidade de Luís Guilherme para cantar o amor. Um trabalho para conhecer em pormenor no próximo 16 de junho, tendo a Ria Formosa como cenário.

Distinções:

Medalhas de Mérito Grau Ouro: António da Branca (título póstumo), Ana Maria Reis Herculano, Deodato Domingos Pires, Giuseppe Cocco, Maria Antonieta da Cruz de Sousa, Maria da Conceição Pinto Pires;
Medalhas de Mérito Grau Prata: António Paula Brito de Pina, Gabriel Fernandes Matias (título póstumo).

Autarcas:
- Grau Ouro: Custódio José Barros Moreno (Assembleia Municipal), Filipe Manuel Severino Afonso Ramires (Assembleia Municipal), José da Costa Afonso (Assembleia Municipal) e Manuel Rodrigues Martins (Assembleia Municipal);
- Grau Prata: Hugo de Pádua Cruz Henrique Charrão (Assembleia Municipal), Maria do Carmo Correia Conceição (Assembleia Municipal) e Vanda Maria Filipe Guerreiro (Assembleia Municipal);
– Grau Bronze: Eduardo Abúndio Martins de Sousa (Vereação), João Manuel Dias Pereira (Vereação), Isabel Maria da Silva Marques (Assembleia Municipal), José Alberto Florêncio Barros (Assembleia Municipal), José Manuel Brás Cardoso Bernardino (Assembleia Municipal), Manuel Firmino Lemos (Assembleia Municipal), Maria Graciete de Almeida Guerreiro Bernardo (Assembleia Municipal), Olívia Maria da Silva Gomes (Assembleia Municipal) e Rui Manuel George Filipe (Assembleia Municipal).

Funcionários 25 anos de serviço:
Artur Vitória Santos, Carlos Alberto Martins Dias, Carlos António Augusto Ventura, Hélder Manuel Dores Oliveira, Helena Maria Bastos Veia Calé, Henrique Esteves Cerqueira, Jorge Wilson Seixal, Manuel André Vicente Viegas, Manuel António Santos Mira, Marcelino Silvestre Gil e Maria dos Anjos Teixeira Soares Santos.


Cartaz Dia da Cidade1Cartaz Dia da Cidade2