289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-097-quelfes-mostra-etnografica-de-folcloreQuelfes vai ser palco do XX Festival Nacional de Folclore no próximo dia 26 de julho. O evento inicia-se às 21h00 no Polidesportivo/Recinto do Mercado de Quelfes e prevê a atuação de alguns Ranchos Folclóricos e Grupos Etnográficos de Norte a Sul.

A Junta de Freguesia de Quelfes e o Grupo Etnográfico de Quelfes organizam em julho o Festival Nacional de Folclore, que este ano celebra 20 anos e promete, como é habitual, muita animação.

Atuam, a partir das 21h00, o Rancho Folclórico da Associação Recreativa de Ferreirinha – Norte, o Rancho Folclórico "As Vindimadeiras da Mamarrosa" – Baixo Vouga, o Rancho Os Campinos da Azinhaga – Ribatejo, o Rancho Etnográfico "Os Camponeses de Arraiolos" - Alto Alentejo, o Rancho Folclórico de Martinlongo – Algarve e o Grupo Etnográfico de Quelfes "Dança dos Velhos" – Algarve.

O Grupo Etnográfico de Quelfes (GEQ) popularizou-se com a sua atuação, desde 1982, conhecida como Dança dos Velhos, uma vez que relembra o regresso de alguns aldeões, que com o seu pé-de-meia, procuravam nos bailes uma rapariga casadoira, de preferência mais nova.

Dado o seu sucesso, o GEQ começou por recolher o vestuário das diferentes profissões do concelho de Olhão, desde a orla marítima, como os trajes de pescador, mulher da fábrica, aguadeiro ou bioco, entre outros, até ao barrocal do concelho, com os vários trajes de campónio, entre eles o pastor e a leiteira, o varejador e a apanhadeira de alfarroba e amêndoa, alguns deles com mais de 100 anos, verdadeiras obras de museu.

A atuação do GEQ pode-se caraterizar num muito apreciado desempenho cómico-dramático do folclore português, sendo considerado um museu vivo da cultura e tradição das gentes do Algarve, em especial do concelho de Olhão.