289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-098-show-cooking-00Decorreu na passada sexta feira, 20 de junho, entre as 11h00 e as 13h00, uma demonstração culinária nos Mercados de Olhão, por alunos de Cursos Vocacionais da Escola EB2/3 João da Rosa. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Olhão, Mercados e Companhia de Pescarias do Algarve, integrou-se na II Mostra de Sabores – Mexilhão à Mesa, que decorreu entre 16 e 22 de junho, nos restaurantes do concelho.

O Município de Olhão proporcionou uma manhã diferente aos visitantes e compradores dos Mercados de Olhão, na passada sexta feira. O perfume dos produtos cozinhados, à base do mexilhão, pairava no ar, e foi motivo suficiente para despertar a atenção e os sentidos de quem por ali passava.

Um grupo de alunos dos Cursos Vocacionais de Cozinha e Mesa, da Escola EB2/3 João da Rosa, aceitou o convite do Município, e preparou algumas receitas feitas com mexilhão cedido pela Companhia de Pescarias do Algarve. O molusco bivalve, protagonista da Mostra de Sabores 2014, foi apresentado como entrada (Mexilhão em Vinagrete de Soja), primeiro prato (Sopa de Mexilhão em Açafrão) e segundo prato (Arroz de Mexilhão).

Os alunos conseguiram a aprovação dos seus pratos, em especial com a Sopa de Mexilhão, com a qual se ouviram muitos elogios dos ‘provadores’ e demonstraram que a componente prática é essencial em cursos deste tipo. As dezenas de pessoas presentes elogiaram a mestria dos pequenos mestres da culinária.

Para o autarca António Miguel Pina, diretor e subdiretor do Agrupamento de Escola João da Rosa, Luís Felício e Luís Gonçalves, “é importante qualificar estes jovens para um mercado de trabalho cada vez mais empreendedor, em que não haja só o conhecimento técnico”. Os Cursos Vocacionais dirigem-se a jovens a partir dos 13 anos, com algum insucesso escolar, e que desta forma encontram um caminho diferente para concluir o 3º Ciclo do Ensino Básico.

2014-098-show-cooking-022014-098-show-cooking-01