289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-099-matematica-em-debate-algarmat-01Realiza-se nos próximos dias 27 e 28 de junho, na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (ESFFL) a Algarmat 2014 - Encontro Regional de Professores de Matemática, Ensino e Aprendizagem dos Números, Álgebra e Funções. O evento é organizado pela Associação de Professores de Matemática (APM) – Núcleo do Algarve, e é dirigido a educadores de infância, professores do 1º Ciclo, professores de Matemática dos 2º e 3º ciclos e professores do Ensino Secundário. 

A APM do Algarve organiza em conjunto com a ESFFL o Encontro Regional de Professores de Matemática, que este ano decorre em Olhão. O Município apoia a iniciativa, assim como empresas e associações da região. O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, o delegado regional de Educação do Algarve, Alberto Almeida, para além do diretor da ESFFL, Idalécio Nicolau, da presidente da APM, Lurdes Figueiral, a  representante do Núcleo do Algarve da APM, Conceição Santos e Sandra Nobre, investigadora do Instituto de Educação, marcarão presença na sessão de abertura.

Com um vasto programa que se inicia às 10h00 do dia 27, o encontro começa com um momento musical a cargo dos alunos de piano do Conservatório de Música de Olhão, que antecipa a Conferência Plenária com debate, às 11h00, CPD 01 – “Diferentes visões sobre a aprendizagem dos números racionais: Refletir para perspetivar práticas”, por Joana Brocardo, da Escola Superior de Educação de Setúbal/Instituto Politécnico de Setúbal.  
À tarde, inicia-se um ciclo de cinco sessões práticas, com temas vários: “Os números que fazem parte de mim, de ti e de nós”, ”Da literatura à matemática: caminho pelos números e álgebra”, “Desenhar com funções (e outros objetos matemáticos)”, “Funções, Geometria e Estatística - iniciação com a TI- Nspire”, ou “Jogos matemáticos no Al-Andaluz”. A partir das 17h00, haverá uma pausa para Interação e Jogo, que se prolonga até às 18h00, altura em que o “Menine” do grupo de teatro A Gorda, invade o palco da ESFFL.

No dia 28, segundo e último dia do Algarmat, entre as 09h30 e as 12h30, decorrem mais encontros e mini cursos. A sessão “A matemática e a arte podem relacionar-se?” abre novo ciclo de sessões. Segue-se “Regularidades, sequências e sucessões: reconhecer as permanências e estudar as mudanças”, “Ferramentas Gráficas, Dinâmicas e Interativas para o Estudo de Funções e Programação Linear” e antecedendo a pausa para almoço, haverá tempo para discutir a “Iniciação à CASIO fx-CG20 no estudo de funções”. Haverá ainda dois mini cursos intitulados “Promover o pensamento algébrico no 1º ciclo” e “Cálculo mental com números racionais na sala de aula”.

“Movimento, melodia e números”, “Números racionais no 1º ciclo: partilha de experiências” e “A utilização das tecnologias digitais na resolução de tarefas matemáticas desafiantes” são outros dos temas em discussão durante a tarde do dia 28, que termina com “Estudar funções através de fotografias e vídeos com a CASIO fx-CG20”. 

O encontro Algarmat 2014 termina com um debate intitulado “O ensino da Álgebra, uma abordagem transversal”, a partir das 18h30.

Inscrições e/ou mais informações em algarmat2014@gmail.com, 962 788 644 ou 964 371 222.

2014-099-matematica-em-debate-algarmat-02