289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-103-premio-inova-01As alunas Lúcia Santos e Sara Gaspar, da Escola EB2/3 João da Rosa, alcançaram uma menção honrosa com o seu projeto de caráter social C- Bar Catering, no INOVA - Concurso de Ideias 2013/2014. A entrega dos prémios decorreu no dia 6 de junho, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

O projeto de caráter social intitulado C-Bar Catering, na categoria de projetos de terceiro ciclo e secundário, conquistou uma menção honrosa, no âmbito do concurso de Ideias e Empreendedorismo Juvenil INOVA 2013/2014. O esforço e dedicação das alunas Lúcia Santos e Sara Gaspar, coordenadas pela professora Mónia Mesquita, do Agrupamento João da Rosa, foi reconhecido com esta distinção que valorizou o espírito empreendedor e criativo das alunas, dando-lhes prespetivas de concretizarem os seus projetos e desenvolverem a sua criatividade.

O projeto apresentado, C- Bar Catering, consiste na criação de um catering, com serviços de hotelaria dentro/fora da escola e pretende ser um projeto de utilidade, visibilidade e com elevadas perspetivas de concretização. Através deste projeto pretende-se promover uma alimentação saudável, integrando o movimento slowfood na própria escola, criando uma horta pedagógica, utilização dos produtos na confeção dos pratos e promoção deste estilo de vida, através da elaboração de folhetos informativos.

Pretende-se que a formação qualificada leve a uma melhor integração no mundo do trabalho. Assente numa política de desenvolvimento local (dando resposta às necessidades das empresas e proporcionando-lhes recursos humanos com as qualificações necessárias) o Agrupamento João da Rosa pretende igualmente contribuir para a diminuição do abandono/insucesso escolar.

A iniciativa INOVA, que já vai na sua terceira edição e contou com o envolvimento de cerca de 10.500 crianças e jovens, resulta da cooperação interministerial entre as áreas da Economia, da Juventude e da Educação, numa parceria entre a ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P., a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa através do BIS –  Banco de Inovação Social, a DGE -  Direção-Geral da Educação, a DGESTE –  Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora.
 
2014-103-premio-inova-022014-103-premio-inova-03