289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-115-ria-formosa-01A Sociedade Polis Litoral Ria Formosa – Sociedade para a Requalificação e Valorização da Ria Formosa (POLIS) promoveu, em articulação com o Grupo de Ação Costeira e a Câmara Municipal de Olhão, no passado dia 16 de julho, uma sessão conjunta de trabalho entre entidades, subordinada ao Plano de Mobilidade e Ordenamento da Circulação na Ria Formosa. 

Foram apresentadas as principais conclusões e propostas preliminares do plano, com particular destaque para o modelo de ordenamento e de intervenção para a mobilidade flúvio-marítima.

Estas propostas resultam de uma primeira fase de caraterização e diagnóstico e de um período de auscultação de entidades públicas e privadas, destacando-se entre estas últimas os agentes económicos ligados às atividades de produção relacionadas com a Ria Formosa (pesca, viveirismo, aquacultura), tendo sido recolhidos e incorporados os seus contributos.

Das entidades envolvidas, marcaram presença, no Salão Nobre do Município, técnicos da Câmara Municipal de Olhão, Docapesca, Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), Câmara Municipal de Faro, Direção Geral de Recursos Naturais ,Segurança e Serviços Marítimos (DGMR), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e Autoridade Marítima.

Esta sessão destinou-se a promover o diálogo entre as diferentes entidades, para discussão e concertação de perspetivas sobre as propostas apresentadas, no sentido de melhorar e otimizar as mesmas. 

As conclusões desta sessão serão agora incorporadas no desenvolvimento e aprofundamento das propostas, após o que será promovida a apresentação e divulgação do Plano.