289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-133-abertura-ano-letivoO presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, assinala a abertura oficial do ano letivo 2014-2015 do concelho na próxima segunda feira, 15 de setembro, às 09h30, na Escola Básica de Moncarapacho. A cerimónia contará, entre outros, com a presença do delegado regional de Educação do Algarve, Alberto Almeida.

Neste arranque de mais um ano letivo, há novidades! Uma delas é a existência de mais duas salas de pré-escolar. Face ao aumento da procura de resposta educativa neste nível de ensino por parte dos pais e encarregados de educação, a autarquia e as direções dos agrupamentos escolares, de forma articulada, reforçaram a oferta de salas destinadas ao pré-escolar. Assim, duas novas salas estarão à disposição da comunidade educativa, uma na Escola Básica de Moncarapacho e outra na Escola Básica nº 6 de Olhão, proporcionando o acesso à primeira etapa da educação básica a mais 50 crianças. Caberá à autarquia assegurar o fornecimento das refeições e o funcionamento das atividades de animação e apoio à família com os critérios de rigor e qualidade de que já usufruem os restantes alunos.

Já no 1º ciclo do ensino básico a novidade para o ano letivo que agora começa, e também resultado de uma excelente articulação entre a autarquia e a direção do agrupamento escolar Prof. Paula Nogueira, reside no funcionamento em horário normal de toda a atividade letiva no concelho, o que contribui para a total equidade da frequência e do acesso às diferentes atividades educativas por parte dos alunos.

Ainda ao nível do reforço do apoio social às crianças do ensino pré-escolar, a autarquia tomou a iniciativa de fornecer o lanche gratuitamente a todas as crianças que frequentem as atividades de animação e apoio à família nos períodos de interrupção letiva. Igualmente por iniciativa da autarquia, todas as crianças deste nível de ensino usufruirão de acesso a atividades semanais de expressão físico-motora proporcionadas por técnicos do Município.