289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-134-projeto-europa-01A Câmara Municipal de Olhão é uma das entidades apoiante do GEOTA e da Designways no âmbito do Projeto EUropa – “União Europeia: sustentabilidade e uso eficiente de recursos”, uma iniciativa da Comissão Europeia e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors. 

A ação enquadra-se na Estratégia Europa 2020 que visa desencadear a participação e consciência dos cidadãos para a importância do seu papel como seres atuantes na promoção da economia sustentável, “o EU na Europa”.

Os trabalhos têm vindo a ser desenvolvidos desde o início deste ano, mediante a realização de diversos fóruns, a nível nacional, com o título “Muda de Vida! Um desafio para a sustentabilidade na região”. Em maio foi lançado o concurso “EU Sou Sustentável” que consiste na procura de iniciativas simples, tais como desafios/gestos que promovam as boas práticas, sempre na ótica da sustentabilidade e do uso eficiente dos recursos. O primeiro classificado vai poder fazer uma viagem a um destino turístico gerido de forma responsável.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve no próximo dia 19 de setembro, vai receber o “Fórum Muda de Vida!”, das 9h30 às 13h00, com os temas “EU e a água, EU e o consumo local, EU e o turismo sustentável” para o qual foi convidado o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento, Francisco Gomes da Silva. Este evento contará ainda com a presença de representantes de instituições, organizações não-governamentais, da comunicação social e público em geral.

O principal objetivo deste projeto é munir o cidadão de informação essencial para que se torne um EU ativo e atuante, bem como relevar a sua importância como agente/EU individual, EU local, e EU EUROPEU, e também como uma entidade influenciadora de boas práticas e atitudes corretas face ao ambiente, sua sustentabilidade e uso eficiente de recursos (http://www.eu-sustentavel.pt).

 

2014-134-projeto-europa-02