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2014-135-abertura-ano-letivo-01O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, presidiu esta manhã à abertura simbólica do ano letivo no concelho, com uma visita à Escola EB1 e JI de Moncarapacho. Quase todas as escolas começaram as aulas na passada sexta feira e hoje já estão a funcionar em pleno.

O autarca olhanense, acompanhado pelo delegado regional de Educação, Alberto Almeida, presidente da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, Manuel Carlos, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, Idalécio Nicolau e pelos chefes de Gabinete e de Divisão de Educação, entre outros responsáveis da escola, visitou as várias salas deste estabelecimento de ensino, inaugurado no ano passado, e conversou com os alunos. A mensagem que se ouviu em todas as salas foi sobretudo uma: “Bom ano letivo para todos!”.

Tanto no Jardim de Infância como na Escola do 1º Ciclo, os alunos mostravam-se satisfeitos com os materiais escolares novos. Entre mochilas, cadernos, dossiês e lápis e as conversas com os amigos para contar as aventuras das férias de verão, os 325 alunos deste estabelecimento de ensino de Moncarapacho, começaram mais um ano letivo sem perturbações e com vontade de aprender.  

A escola que foi alvo desta visita no arranque do ano letivo tem agora cinco salas de pré-escolar (mais uma do que anteriormente) e oito do 1º ciclo. Também a Escola EB1 Nº6, em Olhão, tem mais uma sala de pré-escolar, o que permite que mais 50 crianças frequentem este ano este nível de ensino. 

A autarquia também reforçou o apoio social às crianças do ensino pré-escolar, fornecendo gratuitamente o lanche a todas as crianças que frequentem as atividades de animação e apoio à família nos períodos de interrupção letiva. Igualmente por iniciativa da autarquia, todas as crianças deste nível de ensino usufruirão de acesso a atividades semanais de expressão físico-motora proporcionadas por técnicos do Município. 

Este ano, também haverá horário normal de toda a atividade letiva no concelho, o que contribui para a total equidade da frequência e do acesso às diferentes atividades educativas por parte dos alunos.

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