289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-149-comunicado-refer-cmoNa sequência do encerramento da passagem de nível (PN) na Av. Bernardino da Silva, em Olhão, e com o propósito de encontrar uma solução que, acautelando as questões de segurança e conforto, possa ir de encontro aos anseios dos olhanenses, realizou-se ontem, 4 de novembro, uma reunião entre a REFER e o Município de Olhão.

Nesta reunião foram apresentadas pela REFER as razões que fundamentaram o encerramento da PN e a impossibilidade legal da sua reabertura, tendo os representantes do Município reafirmado a sua oposição relativamente à supressão da mesma e reiterado o desejo de que, até ser encontrada uma solução alternativa, fosse restabelecida a passagem pedonal, situação que a REFER - por estar legalmente impedida de o fazer e como medida de segurança – assume como inviável e que só por decisão judicial poderá vir a ser alterada.

Convergentes na necessidade de encontrar um compromisso que dê resposta ao anseio da população e assegure a mobilidade dos munícipes, a Câmara Municipal irá propor à REFER uma solução economicamente racional que, de modo desnivelado, cumpra este propósito e salvaguarde os interesses da população, comprometendo-se a REFER a assumir financeiramente a obra mediante a celebração de Protocolo de cooperação técnico-financeira.

Mais coincidiram as partes na necessidade de tentar evitar atos de vandalismo praticados sobre a vedação do canal ferroviário e que colocam em risco todos aqueles que atravessam a linha no local.