289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-175-banda-moncarapachoA Banda Filarmónica 1º de Dezembro, de Moncarapacho, celebra o seu 152º aniversário, no próximo dia 6 de dezembro, com um concerto no Auditório Municipal de Olhão a partir das 21h30. Os elementos da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel também atuam como banda convidada.

A Banda Filarmónica de Moncarapacho, festeja o seu 152º ano de vida com um concerto comemorativo no Auditório Municipal de Olhão.

Fundada em 1862, a Banda Filarmónica de Moncarapacho, concelho de Olhão, é uma das mais antigas do Algarve. Contando com século e meio de existência, a banda nasceu da fusão de duas bandas que existiam em Moncarapacho. Chegando a esta paróquia novo pároco, de nome Simas, e apercebendo-se de que havia divergências entre as duas bandas, reuniu os músicos e juntou-os para formarem uma só banda de que ele foi maestro.

Atualmente, os mais de 40 elementos que compõe a banda são dirigidos pelo maestro Luís Rodrigues. A Banda conta ainda com uma Escola de Música com vários professores habilitados, sendo frequentada por mais de 25 alunos.

Para a celebração de mais um aniversário, a Banda Filarmónica 1º de Dezembro convidou a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel. Para os apreciadores de música filarmónica esta será, sem dúvida, uma noite memorável!


Arruada antecede espetáculo no Auditório Municipal

As bandas filarmónicas 1º de Dezembro de Moncarapacho e de São Brás de Alportel fazem uma arruada na cidade de Olhão neste dia de festa, a partir das 16h30, começando o desfile em pólos diferentes e encontrando-se na Avenida da República.

A Banda Filarmónica 1º de Dezembro começa a sua atuação junto aos Mercados, passando pela Rua do Comércio até à Avenida da República, enquanto a Banda de S. Brás de Alportel começa a ouvir-se junto ao Ria Shopping, descendo a partir do quartel dos Bombeiros Municipais pela Avenida Dr. Bernardino da Silva, até ao ponto de encontro, onde haverá troca de cumprimentos e a execução dos hinos de cada uma das bandas.

À noite, no Auditório Municipal, o concerto, englobado nas comemorações dos 150 anos da Banda Filarmónica 1º de Dezembro, inicia-se às 21h30.