289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-016-Seminario-Ria-Formosa-01Realiza-se na próxima quarta feira, 28 de janeiro, às 15h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Olhão, o segundo de cinco seminários sobre a Ria Formosa, promovidos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em parceria com os municípios de Olhão e Faro e o Centro de Formação Ria Formosa. 

Tendo como tema de fundo “Ria Formosa – A integridade do sistema lagunar e as atividades económicas”, o seminário conta, na sessão de abertura, com as presenças do presidente do Município de Olhão, António Miguel Pina, e do diretor da Administração da Região Hidrográfica do Algarve – APA, Sebastião Teixeira.

“Pesca, Aquicultura e Salicultura” será o mote para esta conversa em Olhão. A sessão, dividida em dois painéis e com moderação de Isabel Pires (APA), tem início com a intervenção de José Apolinário, da Docapesca, sobre “Portos de pesca e estruturas de apoio na Ria Formosa “, seguindo-se Laura Ribeiro, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apresentará o tema “Apoio às indústrias de aquacultura e pescas”. Teresa Dinis, da Universidade do Algarve falará sobre o que tem sido feito na área da “Investigação e proteção dos recursos marinhos” e Fernando Gonçalves, da Associação Portuguesa de Aquacultores traz o dossiê “Desafios e boas práticas da atividade aquícola”.

Na segunda parte do encontro, João Navalho, da empresa Necton, junta ao seminário o tema da “Salicultura – Inovação e benefício ambiental da atividade”, enquanto que José Isabel, do Departamento Marítimo do Sul, e Rita Pestana, do Grupo de Ação Costeira do Sotavento do Algarve, apresentam os últimos dois assuntos da tarde, respetivamente o “Contributo da Autoridade Marítima” e o “Desenvolvimento sustentável das zonas de pesca”.

Este seminário é aberto a todos os interessados, sendo especialmente vocacionado para profissionais do setor, docentes e empresas. Em março, a Ria Formosa volta a ser debatida em Olhão (dia 18) com o seminário “Agricultura, Pecuária e Indústria”, passando a discussão sobre este tema igualmente por Faro nos dias 25 de fevereiro (Turismo) e 29 de abril (A Escola e a Ria Formosa).

2015-016-Seminario-Ria-Formosa-02