289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-029-francisco-leal-condecoradoO anterior presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal, vai receber amanhã, 13 de fevereiro, pelas 11h30, a Comenda da Ordem de Mérito das mãos do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. António Miguel Pina, seu sucessor, congratula-se com o gesto, dizendo que o mesmo é “merecido, pelo trabalho desenvolvido em prol de Olhão e do Algarve”.

Na cerimónia que decorrerá no Palácio de Belém, onde Francisco Leal será o único ex-autarca algarvio a receber a distinção, o Presidente da República destacará um conjunto de antigos presidentes de câmara, “como reconhecimento do papel insubstituível dos autarcas portugueses para o desenvolvimento do nosso País e para o reforço da coesão territorial”.

Para o atual edil olhanense, o ex-presidente Francisco Leal – que será condecorado comendador – “é um exemplo do bom trabalho autárquico desenvolvido na região nos últimos anos”. António Miguel Pina destaca ainda “a forma combativa e empreendedora como Francisco Leal desempenhou o cargo, pelo qual sempre foi reconhecido não só no seio do seu partido, mas nos vários quadrantes políticos. É uma distinção mais do que merecida”, elogia António Miguel Pina.

Serão ainda agraciados ao lado de Francisco Leal, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, os antigos presidentes de Câmara Álvaro Pedro (Alenquer), António Mendes (Constância), Artur Pimentel (Vila Flor), Carlos Pinto (Covilhã), Carlos Encarnação (Coimbra), Eufrázio Filipe (Seixal), Francisco Coutinho (Batalha), Francisco Araújo (Arcos de Valdevez), João Augusto Barradas (Peniche), João Teixeira Fernandes (Murça), Manuel Frexes (Fundão), Maria Amélia Antunes (Montijo), Narciso Mota (Pombal) e Parcídio Summavielle (Fafe).