289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-086-laco-humano-2015A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) em parceria com a Rede Social de Olhão, assinala o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância com a realização da 3ª edição do Laço Azul Humano, no dia 30 de abril, pelas 10h00, no Jardim Pescador Olhanense. Crianças, jovens e adultos são chamados a participar!

Abril é, por excelência, o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e, por isso, uma oportunidade de dignificar esta nobre causa junto de toda a comunidade. 

A campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu em 1989 nos E.U.A., quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, atou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus tratos aos seus netos levou Bonnie a alertar a comunidade para este problema da sociedade atual, muitas vezes camuflado no seio familiar. O conceito baseou-se então em “fazer com que as pessoas se questionassem”. A cor azul foi especialmente escolhida como constante lembrança aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.

Assim, ao longo deste mês pretende-se que Olhão se junte a este movimento mundial e que utilize o azul como símbolo da consciencialização para esta problemática, criando um laço infinitamente maior de promoção e ajuda contra esta violenta realidade.

É com este mote que são convidados a participar crianças, jovens e adultos envergando roupa azul na formação do III Laço Azul Humano, a acontecer no próximo dia 30 de abril, pelas 10h00, no Jardim Pescador Olhanense. O objetivo desta mega construção humana é levar as pessoas a questionarem-se quando virem a cor azul.

Esta iniciativa, aliada a outras atividades a acontecer ao longo do mês, pretende marcar o objetivo da CPCJ de Olhão de promover e proteger os direitos e o bem-estar das crianças do concelho.