289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-104-semana-do-bebe-inicioO Município de Olhão, através da Rede Social e da CPCJ de Olhão, e a ARS Algarve IP, através do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil do Centro de Saúde de Olhão – Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Olhar+ do ACES Central, com o apoio da Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO) promovem, entre os dias 18 e 24 de maio, a 7ª Semana do Bebé do Concelho de Olhão. «Bebés à Descoberta dos Sentidos» é o tema da edição deste ano, que tem como madrinha a atriz Sara Santos.
 
Este projeto de prevenção, que existe desde 2009, procura envolver toda a comunidade, num alerta para os cuidados de qualidade nos primeiros anos de vida. Na edição deste ano, a Semana do Bebé de Olhão destaca a importância da estimulação adequada dos sentidos da visão, da audição, do tato, do olfato, do paladar, da posição do corpo e do movimento, enquanto porta de comunicação e vinculação entre o bebé e o mundo que o rodeia, como necessidade primária para o desenvolvimento da criança. Este leque de sentidos será o mote para as diversas atividades, concurso de posters, concurso de trabalhos escolares, concurso de montras e outras ações de sensibilização junto da comunidade que irão decorrer neste importante evento de promoção da parentalidade e da saúde infantil, em especial da saúde mental, na região do Algarve. 
 
Na edição deste ano, um dos pontos altos volta a ser a Feira do Bebé, que decorre no Jardim do Pescador Olhanense, entre os dias 22 e 24 de maio, e contará com um vasto leque de atividades: experiências sensoriais, hora do conto, sessões informativas, espetáculos musicais e de dança, ginástica para grávidas, assim como atividades na comunidade efetuadas pelos parceiros deste projeto. Pelas instituições de todo o concelho, decorrem igualmente de 18 a 20 de maio, várias atividades na comunidade.
 
Nesta 7ª edição da Semana do Bebé, haverá um Concurso de Montras (decoração de montras alusivas à temática pelos lojistas do comércio local) em colaboração com a ACRAL Olhão, e um Concurso de Trabalhos Escolares, no qual as escolas e as famílias do concelho participam com a produção de jogos sensoriais dirigidos à temática da Semana do Bebé. 
 
De destacar ainda o Seminário Técnico, dirigido a profissionais das áreas da saúde, social e educação, entre outros, a realizar no dia 21 de maio de 2015, no Auditório Municipal de Olhão, e que contará com a participação de um vasto leque de especialistas na área da saúde infantil, incluindo a presença de Pedro Caldeira da Silva, diretor da Unidade de Primeira Infância – Área de Psiquiatria da Infância e Adolescência, do Hospital D. Estefânia (CHLC), que irá proferir uma conferência dedicada ao tema «Bebés Irritáveis e Alterações da Regulação Sensorial». No decorrer do seminário, à semelhança das anteriores edições, será anunciado o Prémio de Mérito e Excelência 2015 e do Bebé Estrela da Semana de 2015, assim como será atribuído o prémio do vencedor do Concurso de Posters. 
 
Todas as atividades são gratuitas e destinam-se à população em geral e a profissionais de saúde, educação e de intervenção social e comunitária.
 
Para aceder a mais informações e ficar a conhecer toda a programação da 7ª Semana do Bebé de Olhão, clique aqui: http://www.arsalgarve.min-saude.pt/semanadobebe/. 
 
Em 2015, a Semana do Bebé de Olhão conta com a colaboração de diversas entidades locais, regionais e nacionais e um grande envolvimento por parte das instituições escolares, destacando-se ainda o apoio institucional da Unicef Portugal.
 
Esperamos por si!


Consulte aqui as Atividades na Comunidade

Consulte aqui o Programa da Feira do Bebé