289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-089-queimas-protecao-civilÉ já no próximo domingo, 24 de maio, que se realiza a última ação de sensibilização no concelho de Olhão sobre queimas de sobrantes agrícolas e florestais. A iniciativa acontece no Mercado de Quelfes, às 10h00. Em abril já decorreram sessões em Moncarapacho e Pechão.

Esta iniciativa tem sido organizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, em colaboração com a Câmara Municipal de Olhão e as juntas de freguesia do concelho, que pretendem sensibilizar a população para os perigos destas queimas.

Estas sessões, de acordo com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF) são organizadas com a intenção de promover, junto da população, boas práticas associadas à utilização do fogo nos espaços rurais. Para tal, o ICNF está a promover, em estreita articulação com as autarquias e as juntas de freguesia do concelho de Olhão, sessões teórico-práticas, especificamente dirigidas à temática da realização de queimas de sobrantes agrícolas e florestais.

Tratando-se de uma prática comum e necessária ao normal desenvolvimento da atividade agrícola e agro-florestal, tem sido como uma das principais causas de incêndios florestais do nosso distrito (cerca de ¼ das ocorrências de incêndio florestal, com causa identificada, na última década). É, assim, imperativo desenvolver esforços no sentido de dotar os interessados na utilização desta prática dos conhecimentos certos para a desenvolverem em segurança, dentro das exigências da lei em vigor, e reduzindo o risco de deflagração de incêndios.

Nestas ações, os técnicos apresentam recomendações sobre como realizar uma queima de sobrantes e posteriormente demonstrarão a execução prática de uma queima.