289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-111-semana-do-bebe-01Durante uma semana, o concelho de Olhão dedicou-se aos mais pequeninos e as dezenas de iniciativas, promovidas pelas instituições do concelho, bem diversas e participadas, mereceram mais uma vez o elogio de intervenientes e membros da comunidade. A 7.ª Semana do Bebé, que terminou no domingo, 24 de maio, faz já parte do calendário nacional dos eventos dedicados aos mais novos e foi, mais uma vez, um sucesso.

No dia 21 de maio, quinta-feira passada, decorreu um dos pontos altos desta Semana, com a realização do seminário técnico no Auditório Municipal de Olhão, sob o tema “Bebés à Descoberta dos Sentidos”, dirigido a profissionais das áreas da saúde, social e educação, entre outros, que contou com a presença de vários especialistas na área da saúde infantil, incluindo a presença de Pedro Caldeira da Silva, diretor da Unidade de Primeira Infância – Área de Psiquiatria da Infância e Adolescência, do Hospital D. Estefânia (CHLC), que falou sobre «Bebés Irritáveis e Alterações da Regulação Sensorial». 

Também a madrinha da Semana do Bebé, a atriz Sara Santos, abrilhantou o evento com a sua presença quando, à semelhança das anteriores edições, foram anunciados os Prémios de Mérito e Excelência 2015 (Unidade de Primeira Infância – Área de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital D. Estefânia (CHLC)), do Bebé Estrela da Semana de 2015 e do vencedor do Concurso de Posters.

2015-111-semana-do-bebe-022015-111-semana-do-bebe-03


















Na sexta feira, 22 de maio, realizou-se a cerimónia de abertura da Feira do Bebé, no Jardim Pescador Olhanense, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, bem como de diversas entidades locais e regionais. A feira contou com um vasto leque de atividades: experiências sensoriais, hora do conto, sessões informativas, espetáculos musicais e de dança, ginástica para grávidas, pinturas faciais, etc, efetuadas pelos parceiros deste projeto. Durante os restantes dias, foram dezenas as atividades realizadas na comunidade, nas instituições parceiras que envolveram centenas de pessoas.
2015-111-semana-do-bebe-04
De realçar ainda, nesta 7ª edição da Semana do Bebé, o concurso de montras que decorreu durante essa semana (decoração de montras alusivas à temática pelos lojistas do comércio local) em colaboração com a ACRAL Olhão e um concurso de trabalhos escolares, no qual as escolas e as famílias do concelho participaram com a produção de jogos sensoriais dirigidos à temática da Semana do Bebé. Estes prémios foram anunciados e entregues no último dia da Feira do Bebé.

Este evento, organizado pelo Município de Olhão, ARS Algarve, ACES Central e Gasmi é, de acordo com o presidente da Autarquia, uma das iniciativas que Olhão tem obrigatoriamente de continuar a acolher para que esta seja, cada vez mais, “uma cidade amiga das crianças”.
 





2015-111-semana-do-bebe-05