289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-127-semana-da-crianca-e-do-ambiente-olhao-00O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, visitou hoje o Jardim Pescador Olhanense, recinto onde decorreu durante cinco dias a Semana da Criança e do Ambiente, que hoje termina e reuniu milhares de crianças durante toda a semana. Entre muita animação e atividades para os mais pequenos oriundos das escolas do concelho, a festa terminou com a entrega de prémios às turmas que apresentaram as melhores ideias relativas ao tema deste ano: “Alimentação Sustentável, Crescer Saudável”.

Por entre jogos didáticos, insufláveis e novas experiências proporcionadas pela Câmara Municipal de Olhão, que promoveu esta iniciativa mais uma vez, entre os dias da Criança (1 de junho) e do Ambiente (5 de junho), os alunos das escolas públicas e privadas do concelho de Olhão – cerca de três mil – divertiram-se e aprenderam nesta Semana da Criança e do Ambiente. Quase todos os alunos do concelho passaram pelo Jardim Pescador Olhanense: 82 turmas do 1º ciclo e 54 grupos de jardins de infância.

Este ano, com o tema “Alimentação Sustentável, Crescer Saudável”, muitas das iniciativas propostas aos mais pequenos tiveram como objetivo ajudar a saber comer melhor, com inúmeras ações promovidas pelas instituições presentes no recinto, fazendo-se uma espécie de ciclo da alimentação saudável: o Mercado Abastecedor da Região de Faro (MARF) e a Escola Superior de Saúde apresentaram as necessárias frutas e legumes para uma alimentação saudável, as enfermeiras da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Olhar+ também contribuíram para explicar como nos devemos alimentar da melhor forma, os centros de Ciência Viva de Faro e Tavira promoveram experiências com os alimentos, mostrando os malefícios do açúcar e das gorduras para o organismo e até a Hora do Conto versou o tema da Semana.
2015-127-semana-da-crianca-e-do-ambiente-olhao-01
“Conseguimos passar a mensagem de como é importante a alimentação saudável e promovemos a sua sustentabilidade ao incentivarmos a consumir, de preferência, aquilo que produzimos”, referiu o presidente da Câmara de Olhão, António Miguel Pina, durante a sua passagem pelo espaço, hoje de manhã.

Também a empresa municipal AmbiOlhão (atividades ambientais), a associação RIAS, o Parque Natural da Ria Formosa, a Ecoteca/Casa João Lúcio, o Museu (atividades de arqueologia) ou a Biblioteca Municipal (Hora do Conto) marcaram presença nesta Semana da Criança e do Ambiente, onde também não faltaram um circuito gímnico, os incontornáveis insufláveis, um circuito de trânsito (que contou com a colaboração da PSP), passeios no Caíque Bom Sucesso, pinturas faciais ou um mural onde as crianças podiam dar largas à sua imaginação e mostrar a arte a desenhar.

“O balanço desta Semana é muito positivo. Conseguimos trazer até ao Jardim Pescador Olhanense quase todas as turmas (pré-escolar e 1º ciclo) do ensino público e privado do concelho de Olhão, o que é muito bom e mostra que as escolas aderem e confiam nesta nossa iniciativa que não poderia acontecer sem a participação de todas estas pessoas”, disse o autarca olhanense antes da entrega dos prémios do concurso de ideias (artes plásticas) sobre o tema da Semana. 

O primeiro prémio foi conquistado pela Escola EB1 Nº5 (turma da prof. Paula Mestre) que recebeu um cheque oferta de 100 euros em material escolar; o segundo prémio foi conquistado pelos meninos do Acampamento Azul – ACASO (educadora Sílvia) que receberam 75 euros em material escolar e o terceiro prémio foi para o Jardim de Infância Nº6 (educadora Conceição), que levou para a instituição um cheque oferta de 50 euros em material escolar.


2015-127-semana-da-crianca-e-do-ambiente-olhao-052015-127-semana-da-crianca-e-do-ambiente-olhao-022015-127-semana-da-crianca-e-do-ambiente-olhao-042015-127-semana-da-crianca-e-do-ambiente-olhao-03