289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-144-MINHA-FUKICHIMA-01No próximo dia 7 de julho, às 16h00, é inaugurada na Biblioteca Municipal José Mariano Gago a exposição internacional “Minha Fukushima”. Artistas de vários países criaram obras de arte com diferentes técnicas, como a pintura, escultura, fotografia, instalações ou música, que percorrem o Mundo e agora chegam a Olhão.

Esta mostra reúne obras de mais de 60 criadores de todo o Mundo, entre os quais artistas portugueses, que se inspiraram no livro do poeta japonês Taro Aizu, “My Fukushima” e que relata a tragédia causada pelo terramoto e tsunami que em 2011 destruiu parcialmente as centrais nucleares de Fukushima e que continua a contaminar várias regiões do Japão e de outros países, obrigando milhares de pessoas a fugir das suas aldeias, vilas e cidades. Rios e campos, animais e plantas foram contaminados pelo césio. 

Refira-se que a exposição que chega agora a Olhão é organizada pela Peace and Art Society (Portugal), Gogyoshi Art Project (GAP, Holanda) e ArtNations (Alemanha), tendo já passado por vários locais em diferentes continentes. É composta por 60 telas impressas, 20 pinturas originais em óleo e acrílico e 10 trabalhos em materiais diversos.

Esta mostra é um encontro com a História através da inspiração e do olhar destes artistas que pode ser vista a partir de 7 de julho e até 28 de agosto de segunda a sexta feira, entre as 10h00 e as 17h00, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago.
 
2015-144-MINHA-FUKICHIMA-02