289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-177-dia-de-pechaoNa próxima segunda feira, dia 24, comemora-se o Dia da Freguesia de Pechão, no concelho de Olhão. Estão agendadas várias iniciativas, destacando-se a atribuição à Escola EB1 da aldeia, do nome Professor Doutor José Mariano Gago, que ali tinha as suas origens familiares.

No Dia de S. Bartolomeu, padroeiro de Pechão, as comemorações começam às 17h00 com uma arruada pela Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Olhão, seguindo-se o hastear da bandeira na sede da Junta de Freguesia. 

Às 17h30 decorre a sessão solene, no Salão Nobre da Junta, que conta com a presença das forças vivas do concelho e da freguesia e onde será homenageado a título póstumo um dos seus mais ilustres conterrâneos, José Mariano Gago, antigo Ministro de Estado e professor universitário. Era reconhecido por todos os quadrantes políticos e um filho da terra muito querido, que tinha sempre um sorriso e uma palavra amiga para com os seus conterrâneos. 

Francisco Guerreiro, outro ilustre pechanense e antigo presidente da Junta de Freguesia, também já falecido, dá o nome à terceira edição de um concurso literário que vai ser lançado neste dia, sendo ainda serão distinguidas cinco jovens atletas que recentemente se tornaram internacionais por Portugal e integram o Clube Oriental de Pechão.

Depois será a vez de o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, descerrar a placa com o nome de José Mariano Gago atribuído agora por determinação da Câmara e da Junta de Freguesia à Escola EB1 de Pechão, terminando o dia com a inauguração, na Galeria de Arte da Casa Museu local, da exposição de escultura e pintura “nu/o alto”, da autoria de Henrique Silva.