289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-181-ana-cabecinha-4-lugar-pequimA aldeia de Pechão, no concelho de Olhão, prestou um merecido tributo a Ana Cabecinha pelo 4º lugar conquistado nos 20 quilómetros marcha no Campeonato do Mundo de Atletismo que decorreu em Pequim (China). A jovem atleta do Clube Oriental de Pechão (COP), que representou Portugal de forma brilhante, reconheceu que o resultado superou as suas próprias expetativas.

Em clima apoteótico, a marchadora e o seu treinador Paulo Murta foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, pelo presidente da Junta de Freguesia de Pechão, Paulo Salero, assim como pelo presidente do Clube Oriental de Pechão, Vladimiro Sousa e por Lara Ramos da Associação de Atletismo do Algarve, assim como pela família, amigos e muita gente anónima.

O 4º lugar conseguido pela atleta com o tempo de 1:29.29 é a melhor marca de sempre na marcha portuguesa. Com este resultado, Ana Cabecinha colocou o concelho de Olhão, a aldeia de Pechão e o seu clube, em toda a imprensa mundial.

Na receção de que foi alvo, o presidente da Câmara de Olhão, António Miguel Pina, referiu o “orgulho que todo o concelho sentiu ao conhecer este brilhante resultado, porque todos sabiam que a Ana Cabecinha iria dar o máximo e isso significa estar no topo, que é o seu lugar”, adiantando ainda que “o céu é o limite, ou seja, o pódio olímpico no próximo ano, no Brasil”, concluiu o edil olhanense.

Em Pequim, a prova foi ganha pela chinesa Hong Liu (1:27.45), a grande referência da atleta portuguesa; a segunda classificada foi outra chinesa Xiuzhi Lu (1:27.47) e em terceiro a ucraniana Lyudmyla Olyanovska, apenas com mais 44 segundos que Ana Cabecinha.

Agora, conforme confidenciou a própria atleta, “segue-se um merecido período de férias para recarregar baterias e preparar os Jogos Olímpicos que se realizam no próximo ano no Brasil”.