289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-biblioteca-009-setembro-2015-JoaoTordoJoão Tordo é o Autor do Mês na Biblioteca Municipal José Mariano Gago. Até final de setembro, a obra do escritor estará em destaque naquele espaço onde, todos os meses, se dá ênfase à vida e obra de um escritor nacional.

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Formado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou como jornalista freelancer em vários jornais. Viveu em Londres e nos Estados Unidos. Em 2001, o filho do autor e compositor Fernando Tordo venceu o Prémio Jovens Criadores na categoria de Literatura e, mais tarde, o Prémio Literário José Saramago 2009, com As três Vidas (2008), tendo sido finalista, com o mesmo romance, do Prémio Portugal Telecom 211.

Com o romance O Bom Inverno, publicado em 2010, foi finalista do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da SPA e do Prémio Fernando Namora. Da sua obra publicada constam, ainda, os romances O Livro dos Homens sem Luz (2004), Hotel Memória (2007), Anatomia dos Mártires (2011), finalista do Prémio Fernando Namora, O Ano Sabático (2013) e Biografia Involuntária dos Amantes (2014). Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália e Brasil. 

O Luto de Elias Gro é o seu oitavo e último romance.

Como guionista, participou em várias séries de televisão, incluindo O Segredo de Miguel Zuzarte (RTP), 4 (RTP) e Liberdade XXI (RTP). Trabalha, ainda, como cronista e formador em workshops de Escrita Criativa e Romance.

A bibliografia do autor existente na biblioteca encontra-se para consulta através do catálogo online http://www.cm-olhao.pt/pt/catalogo-online.