289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-214-poesia-a-sul-08-outubroNo dia de encerramento da primeira edição de Poesia a Sul, sábado, 17 de outubro, o convidado de honra é Manuel Alegre. O nome maior da poesia e da literatura nacionais vai marcar presença em vários eventos ao longo do dia.

O sábado, 17 de outubro, começa com um encontro subordinado ao tema “A Praça da Canção e a Democracia Portuguesa”, com apresentação de Carlos Brito, a decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal, a partir das 17h00. Mais tarde, às 18h30, no mesmo espaço, Manuel Alegre, Carlos Brito, Fernando Cabrita, Manuel Madeira e Rafael Vargas debatem “A Poesia e a Cidadania”, com moderação de João Minhoto Marques, da Universidade do Algarve. A edição de 2015 de Poesia a Sul encerra com chave de ouro às 20h30, com uma leitura de poemas de Manuel Alegre, por João Pereira.

Até lá, o programa prossegue, repleto de iniciativas. Esta quinta feira, um grupo de poetas ibéricos debate o tema “A Poesia e a Edição”, com moderação de Paulo Penisga. O evento ocorre no Arquivo António Rosa Mendes, a partir das 18h00.

No dia 10 de outubro, sábado, as “Conversas de Museu”, no Museu Municipal de Olhão, são sobre o célebre poeta olhanense João Lúcio, numa palestra por Fernando Cabrita, às 15h00. Mais tarde, a partir das 21h45, o palco do Auditório Municipal de Olhão acolhe um espetáculo de fado com Estrela Maria e Nádia Catarro com contribuição voluntária, cujas receitas revertem a favor da Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão (ADAPO).

No domingo, dia 11 de outubro, a programação deste que é o maior encontro de poesia a sul de Lisboa, é dominada por um passeio pela Ria no Caíque Bom Sucesso.

Os poetas ibéricos voltam a estar em destaque entre segunda feira, dia 12, e quinta feira, dia 15 de outubro, com apresentações diárias, ao fim da tarde, a ocorrerem na Galeria Sul, Sol e Sal.

Na sexta feira, dia 16, o espaço dos Mercados Municipais é palco priviligiado para a leitura de poemas de José Luis Piquero, Eva Vaz, Rafael Vargas e Mário Rodrigues, numa iniciativa agendada para as 22h00.

O Encontro Poesia a Sul Olhão’15 encerra no sábado, 17 de outubro.