289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-218-Arte-FlamencoNo próximo dia 17 de outubro, sábado, pelas 21h30, a programação do Auditório Municipal de Olhão dá lugar ao quarteto Arte Flamenco, num espetáculo que promete muita expressividade e sensualidade.

O flamenco é a música, o canto e a dança, cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia, em Espanha, assim como a Múrcia e Estremadura, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola. Em 2010, o flamenco foi declarado património cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas.

Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois, começou a ser acompanhado por violão ou guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). Mais recentemente, outros instrumentos como o cajón (ou adufe, em português) e as castanholas foram também introduzidos, assim como vários outros instrumentos como o violino, o celo e flauta.

Arte Flamenco é um grupo que divulga o flamenco nas suas três vertentes: cante, baile e toque. O espetáculo é composto por vários “palos” (géneros) flamencos: bulerias, alegías, soleares e farrucas.

Arte Flamenco é formado por quatro artistas: os dançarinos Alicia Marquez e Ramón Martinez, o cantor Bernardo Miranda e o músico Miguel Pérez.