289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-224-semana-da-cavala-01Até ao dia 25 de outubro, a cavala vai ser rainha à mesa dos mais de 40 restaurantes do Sotavento algarvio, entre eles os de Olhão, que aderiram à Semana da Cavala, uma iniciativa do Projeto Cavala Algarvia - Valorização de Recursos Pesqueiros, do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve. Na próxima sexta feira, 23 de outubro, realiza-se uma demonstração de culinária e provas de degustação nos Mercados de Olhão, a partir das 10h30.

Em Olhão, são também vários os estabelecimentos de restauração que aderiram a esta semana gastronómica, ao longo da qual os visitantes vão ter oportunidade de degustar diversas formas de confecionar este recurso do mar algarvio.

De acordo com o CCMAR, a valorização dos recursos pesqueiros passa pelo aumento de conhecimentos da biologia e ecologia das espécies capturadas intencionalmente ou acessoriamente. Estas últimas espécies, muitas vezes rejeitadas ao mar, são muito relevantes para a política comum de pescas comunitária e nacional, sendo o seu aproveitamento comercial desejado para uma exploração racional e sustentada dos oceanos. A cavala é uma das espécies mais capturadas, mas também das mais rejeitadas, da frota algarvia.

Neste contexto, o CCMAR da Universidade do Algarve propõe-se realizar um conjunto de estudos que determinem as caraterísticas biológicas e perfil nutricional da cavala e, paralelamente, promover uma série de eventos com vista à divulgação de receitas tradicionais e inovadoras, cujo ingrediente principal seja a cavala. Estas ações irão promover e valorizar este tipo de recursos pesqueiros, incentivando em simultâneo a sua pesca sustentável.

A Semana da Cavala é uma dessas ações, e surge com o apoio das câmaras municipais do Sotavento algarvio, entre as quais a de Olhão, do Programa Operacional das Pescas (PROMAR) e do Grupo de Ação Costeira Sotavento do Algarve (GAC SOTAVENTO). O GAC Sotavento do Algarve é uma parceria entre entidades públicas e privadas, que assume a responsabilidade de implementar uma estratégia de desenvolvimento na zona costeira do sotavento do Algarve e encontra-se sediada, desde a sua fundação, no Município de Olhão.

Esta semana gastronómica contempla ainda os concursos Cavala com Pinta e Cavala com Pinta Júnior, onde os participantes vão pôr à prova os seus dotes de pintura.

A Semana da Cavala encontra-se presente na internet, em http://www.cavala.pt/, ou em https://www.facebook.com/cavala.algarvia, onde se pode conhecer a lista dos restaurantes aderentes, bem como o regulamento do concurso de pintura.
2015-224-semana-da-cavala-02