289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-241-devotaO novo trabalho do escritor e historiador algarvio Fernando Pessanha, A Devota e a Devassa, é apresentado no próximo dia 6 de novembro, às 18h00, no Espaço Polivalente da Biblioteca Municipal José Mariano Gago. 

Esta obra inaugura a colecção “Blokos / Narrativa” da 4Águas Edições. Segundo o seu editor, Vítor Gil Cardeira, trata-se de “uma novela picaresca passada na centúria de setecentos. Com um conjunto de ingredientes que vão da eroticidade ao humor e da ironia ao sarcasmo, o autor dá-nos a conhecer, em breves e geniais pinceladas, a sociedade e o país, as gentes e as representações sociais da época.

Fernando Pessanha nasceu em Faro, em 1980. É licenciado em Património Cultural e mestre em História do Algarve. É autor de A Cidade Islâmica de Faro, Os 500 Anos da Fundação de Arenilha – Memórias de uma «vileta» nascida no decurso da Expansão Portuguesa e de vários artigos publicados em Portugal, Espanha e Marrocos. 

No campo da ficção, é autor de Encontros Improváveis, Hotel Anaidaug e O Pianista e a Cantora. Atualmente exerce funções no Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António.