289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-256-unidade-de-saude-movelAté maio do próximo ano, os olhanenses vão ter à sua disposição uma Unidade Móvel de Saúde Sexual e Reprodutiva, que irá estar estacionada, todas as segundas feiras, entre as 19h00 e as 21h00, na Avenida 5 de Outubro, entre os Mercados e o Jardim Patrão Joaquim Lopes.

Trata-se do projeto "Aquém e Além Margens: Risco 0", da delegação do Algarve da Associação para o Planeamento da Família (APF), e que levará a cabo ações de informação e sensibilização no âmbito do VIH/SIDA e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), rastreios do VIH/SIDA, bem como distribuição de preservativos e material informativo.

Todos podem recorrer a esta Unidade Móvel, embora seja dada uma particular atenção às faixas da população mais vulneráveis, como trabalhadoras sexuais, respetivos clientes, imigrantes e outros grupos que apresentem comportamentos de risco.

A APF é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com Finalidades de Saúde. Foi fundada em 1967, e tem como missão ajudar as pessoas a fazerem escolhas livres e conscientes na sua vida sexual e reprodutiva e promover a parentalidade positiva. Com sede em Faro, a delegação da APF no Algarve foi criada a 7 de abril de 1987, uma década que em Portugal foi marcada pela luta pelo direito ao acesso à contraceção, a consultas de Planeamento Familiar e à Educação Sexual em meio escolar, bem como pela crescente preocupação com o VIH/SIDA.

Ao longo dos anos, a APF Algarve tem vindo a centrar a sua atuação em duas grandes áreas: intervenção junto da comunidade na área da Saúde Sexual e Reprodutiva e Planeamento Familiar, com particular enfoque na prevenção do VIH/SIDA e outras IST e organização de ações de formação nas áreas da sexualidade, educação sexual e da saúde sexual e reprodutiva, junto de jovens, profissionais e famílias.