289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-266-exposicao-presepio-bibliotecaA Galeria da Biblioteca Municipal José Mariano Gago recebe, a partir do dia 5 de dezembro, e até 6 de janeiro de 2016, a exposição de uma coleção particular de presépios da olhanense Zézinha Botelho.

A exposição irá contar com cerca de 60 presépios oriundos de países como o Japão, o México ou o Brasil mas também de vários países europeus, entre os quais Portugal. Do nosso País vão ser exibidos trabalhos feitos de norte a sul. A exposição contempla duas criações da artesã olhanense Vera Brás.

Os materiais utilizados pelos artesãos na confeção destas obras de arte vão desde o barro policromado ao vidro, plástico, pasta de papel, pano e cortiça, até à madeira, entre outros. 

Os diversos países representados na mostra retratam o presépio de maneira diferente, embora as figuras presentes sejam invariavelmente aquelas que todos conhecemos: José, Maria e o Menino Jesus rodeados pelo burro e pela vaca.

A exposição começa a 5 de dezembro e prolonga-se até dia 6 de janeiro do próximo ano, podendo ser visitada de terça a sexta feira, das 12h30 às 19h00 e ao sábado, das 10h30 às 17h00.

Maria José Botelho da Palma Bento Vasques (Zézinha Botelho) é natural de Olhão e uma apaixonada pelo colecionismo de presépios. Ao longo da sua vida foi reunindo, fruto das suas viagens, várias destas peças ao visitar feiras de artesanato nacionais e internacionais. 

Esta ilustre olhanense está aposentada do ensino, sendo atualmente segunda secretária da Assembleia Municipal de Loulé e membro da Confraria de Gastrónomos do Algarve. Faz parte da direção, como Grande Conselheira Científica, para lá de outras atividades sociais e culturais.