289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2016-003-autarquia-aposta-no-apoio-socialApesar de 2015 ter sido um ano de consolidação orçamental e das restrições orçamentais enfrentadas pela autarquia, o executivo municipal continuou a encarar a área social como uma prioridade, tendo investido mais de 2 milhões de euros no apoio e proteção aos munícipes que deles precisam.

Na Educação e Ação Social Escolar, o investimento foi de cerca de 600 mil euros, com destaque para os apoios que incentivam o sucesso escolar, como a oferta dos manuais e material escolar aos alunos do 1º Ciclo, bolsas de estudo aos estudantes do concelho, refeições ou transporte e passes escolares.

Outra área que mereceu particular atenção foi a Habitação Social. O presidente da autarquia, António Miguel Pina, refere que “o concelho de Olhão tem mais de 800 fogos de habitação social, alguns deles com mais de 30 anos de construção, pelo que há uma necessidade premente de efetuar obras de manutenção e restauro. Há nos próximos anos um grande trabalho a desenvolver nesta área”.

O esforço financeiro da autarquia na Habitação Social ascendeu, em 2015, a cerca de 1,4 milhões de euros. A maior parcela, cerca de 800 mil euros, foi absorvida pelo pagamento de empréstimos e amortizações, mas houve ainda folga orçamental, “fruto de uma gestão rigorosa”, para proceder a reparações de fundo em fogos que delas necessitavam e a pequenas reparações, num valor de aproximadamente 200 mil euros.

Outra das áreas prioritárias, no que à ação social diz respeito, é o apoio às associações e instituições de solidariedade social do concelho que prestam apoio à população, que mereceu por parte da autarquia um investimento na ordem dos 125 mil euros.

Olhando em retrospetiva para o ano que agora terminou, António Miguel Pina considera que “conseguimos, na medida do possível, cortar no que é acessório para investir no que é essencial, ou seja, no apoio aos munícipes que dele precisam”, conclui o autarca.