289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Gente Feliz com Lágrimas, editado em 1988, é o romance mais conhecido de João de Melo, já adaptado para teatro pelo grupo O Bando e para telefilme e série de televisão pelo realizador José Medeiros.

2016-027-autor-mes-joao-de-melo
Durante o mês de fevereiro, no átrio da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, vai estar exposta a obra literária do açoriano João de Melo. O autor tem mais de 20 livros publicados em forma de ensaio, antologia, poesia, romance e conto, sendo que algumas das suas obras de ficção valeram-lhe vários prémios literários, nacionais e internacionais. O último foi conquistado no passado dia 20 de janeiro, quando foi distinguido pela Universidade de Évora com o Prémio Vergílio Ferreira 2016, pelo conjunto da sua obra narrativa e/ou ensaio. O seu último livro editado foi o romance Lugar Caído no Crepúsculo.

João de Melo nasceu em 1947 no lugar da Achadinha (Açores). Em 1967 começou a estudar e trabalhar em Lisboa, foi sindicalista, editor e crítico literário, antes de se formar em 1981 em Filologia Românica, na Faculdade de Letras. Foi ainda professor e conselheiro cultural da embaixada portuguesa em Espanha.

Um dos mais premiados autores portugueses tem uma obra diversificada, que poderá ser conhecida no átrio da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, no já habitual espaço do Autor do Mês.