289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Olhão acolhe na próxima segunda feira, dia 21 de março, pelas 15h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a cerimónia de apresentação pública dos VII Jogos de Quelfes.

2016-074-apresentacao-jogos-de-quelfes
Organizados pelos municípios de Ayamonte, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira, conjuntamente com diversas associações de modalidade e outras entidades de âmbito local e nacional, nomeadamente o Desporto Escolar e a Academia Olímpica de Portugal, os Jogos de Quelfes constituem o maior e mais importante evento de promoção do olimpismo, dirigido ao 1º Ciclo do ensino básico, é um dos poucos a nível mundial a contar com o apoio institucional da Academia Olímpica Internacional.

Depois da Estafeta Chamada para os Jogos ter percorrido o sul do País e Andaluzia, ao longo de quase 1000 quilómetros, de 9 a 23 de abril, os alunos das escolas envolvidas vão ter oportunidade de competir em modalidades tão diversas como o andebol, a vela ou o atletismo, segundo uma proposta desportiva que secundariza hierarquias para enfatizar modelos competitivos que privilegiam a superação pessoal e a valorização do adversário, apresentando o desporto como um ativo de felicidade e de desenvolvimento pessoal e social.

Além das tradicionais modalidades escolares, os Jogos de Quelfes contam ainda com eventos de desporto adaptado (nomeadamente boccia e equitação), bem como provas que implicam a colaboração de pais e filhos na lógica da superação do resultado. Olhão irá precisamente acolher duas destas competições: o ciclismo BTT e o duatlo (atletismo/canoagem), dinamizados respetivamente pelo Município e pela Freguesia de Olhão.