289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
A tradicional procissão pascal do Senhor Morto, realiza-se na Sexta Feira Santa, 25 de março, a partir das 21h00, saindo da Igreja Matriz e passando pelas principais avenidas e ruas da cidade de Olhão. A procissão será encabeçada pelo “Tombinho”, onde vai o Senhor Morto, seguindo-se-lhe os andores de São João Evangelista, Santa Maria Madalena e Nossa Senhora das Dores.

2016-081-Procissao do Senhor Morto

Sempre muita participada por parte dos fiéis, a procissão deste ano conta com a Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Olhão e com a Banda Filarmónica 1º de Janeiro de Castro Verde.

O percurso, com início na Igreja Matriz de Olhão, faz-se pelas ruas Capitão Carlos Mendonça, Miguel Bombarda, João de Deus e Teófilo Braga antes de chegar à Praça Patrão Joaquim Lopes. Segue-se depois a bênção junto aos Mercados Municipais, continuando o seu trajeto na Avenida 5 de Outubro, ruas Francisco Fernandes Lopes, Carlos da Maia, João Lúcio e Vasco da Gama. 

Quase no final da procissão, a mesma entra na Avenida da República em sentido ascendente até ao Palácio da Justiça, descendo em direção à Igreja Matriz, onde ficará o “Tombinho” do Senhor Morto.

A derradeira etapa do percurso é apenas feita pelos restantes andores, num percurso muito curto até á Igreja da Soledade.
Esta procissão de silêncio é para os cristãos olhanenses e visitantes um momento de respeito e de fé.