289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Foi assinado, na passada sexta feira, o contrato de adjudicação da empreitada de Remodelação da Rede de Abastecimento de Água do Bairro da Cavalinha, na cidade de Olhão, intervenção há muito necessária e que em 2016 se tornará uma realidade.

2016-090-abastecimento-de-agua-01
A obra foi adjudicada à empresa Joaquim Rodrigues da Silva e Filhos Lda., pelo valor de cerca de 210 mil euros, estando o início das obras previsto para o 2º trimestre do corrente ano. O prazo de execução da obra é de oito meses. O contrato foi assinado por António Miguel Pina e Carlos Martins, membros do Conselho de Administração da Ambiolhão, e por Jacques da Silva, por parte da empresa que venceu o concurso público.

Na ocasião, António Miguel Pina explicou que “o Bairro da Cavalinha possui uma rede de distribuição de água constituída maioritariamente por condutas envelhecidas, cujo período de vida útil foi ultrapassado, o que constitui um forte constrangimento ao abastecimento de água àquela zona da cidade, onde ocorrem ruturas frequentes, que obrigam à interrupção do abastecimento de água. Com esta intervenção profunda, o serviço de abastecimento de água sofrerá uma melhoria significativa nesta zona da cidade, que é hoje a zona mais fragilizada do sistema de abastecimento do concelho de Olhão”.

A empreitada a realizar consiste na substituição integral da rede de distribuição de água de todos os arruamentos do bairro por condutas novas, constituídas por materiais e dimensões adequadas, numa extensão de 2,9 quilómetros e beneficiando uma população de cerca de 2.700 habitantes.

A nova rede de distribuição garantirá também o combate aos incêndios, mediante a instalação de marcos de incêndio. Serão também instaladas bocas de rega e lavagem, que permitirão assegurar a rega de zonas verdes e a lavagem de pavimentos.

Uma vez concluídos os trabalhos, este bairro a nordeste da zona antiga da cidade, limitado a norte pela EN 125 e a sul pela linha de caminho de ferro, ficará dotado de uma rede de abastecimento de água moderna, com condições para suprir as necessidades de uma população em crescimento.

2016-090-abastecimento-de-agua-02