289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
O Arquivo Municipal António Rosa Mendes, em Olhão, associa-se ao Sporting Clube Olhanense (SCO) na comemoração do seu 104º aniversário, através de uma exposição conjunta que visa criar uma simbiose entre espólios que se complementam, e cuja apresentação ao público surge agora pela primeira vez. A inauguração acontece no dia 16 de abril em três dos locais da mostra, que estará patente até dia 30.

2016-102-104-aniversario-sc-ohanense

A investigação levada a cabo por sócios e amantes do SCO veio confirmar a importância do fundo documental, à guarda do Arquivo Municipal, e despertar o interesse em eventuais parcerias, objetivando a grandiosidade do clube e a riqueza dos espólios. 

Surge agora, integrado nas comemorações do 104º aniversário do mesmo, a exposição que visa enaltecer marcos da história do SCO, composta por peças pertencentes ao espólio museológico do clube e por documentos que produziu, desde a sua fundação. 

O propósito desta mostra é, em simultâneo, traçar uma linha condutora da própria história, através da criação de um roteiro expositivo, que perpassa por quatro locais diferentes da cidade, dando a conhecer três fases diferentes da prestação do SCO. 

Desde a casa na Rua Almirante Reis, onde foi redigida a Ata de Fundação do Clube, ao Arquivo Municipal de Olhão, passando pelo hall de entrada do edifício sede do Município e pela Sala de Troféus do Estádio José Arcanjo, propõe-se uma leitura acrescentada, a cada passo do roteiro expositivo, que culminará com uma visão totalitária da história do clube olhanense.

A inauguração será no dia 16 de abril em três dos quatro núcleos expositivos. Com início às 10h30, na Sala de Troféus do Estádio José Arcanjo, segue-se depois o edifício sede do Município, com inauguração da exposição prevista para as 11h00, e culminará às 11h30 com o núcleo expositivo do Arquivo Municipal de Olhão, sito na Rua 18 de Junho.