289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Prosseguindo a sua política de aposta no apoio ao ensino público no concelho, a Câmara Municipal de Olhão assinou no final da semana passada um conjunto de acordos de cooperação com todos os agrupamentos de escolas do concelho para o ano letivo 2015/2016, no âmbito da Ação Social Escolar.

2016-104-ass-protocolo-acao-social-escolar-01

Estes apoios, que ascendem a mais de 34 mil euros, serão repartidos pelas crianças abrangidas pelos escalões A e B. Estas medidas vão apoiar mais de 1.100 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e 27 salas do ensino Pré-Escolar do concelho.

Os acordos foram rubricados por parte da Câmara Municipal pelo seu presidente, António Miguel Pina, e por parte de cada agrupamento, Dr. Alberto Iria, Dr. Francisco Fernandes Lopes, João da Rosa e Professor Paula Nogueira, pelos diretores Arlinda Figueira, Idalécio Nicolau, Luís Felício e Elsa Parreira, respetivamente.

Estes protocolos têm como objetivo a comparticipação da implementação de medidas de apoio socioeducativo aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico pertencentes aos agregados familiares mais carenciados, designadamente com a aquisição de material escolar e de apoio às atividades complementares no âmbito do projeto educativo de cada agrupamento.

Vão também ser apoiados financeiramente os estabelecimentos do pré-escolar na aquisição de material didático e pedagógico.

Assim, no Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, a Escola Básica/JI do Largo da Feira vai ser contemplada neste ano letivo com 5.918 euros, abrangendo 217 alunos do 1º Ciclo e três salas do Pré-Escolar.

No Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, são abrangidas as escolas Básica/JI da Fuseta e Básica/JI de Moncarapacho. Os apoios ascendem aos 7.339 euros, repartidos por 221 alunos entre o 1º e o 4º ano e sete salas do Pré-escolar.

As escolas Básica/JI da Cavalinha, Básica/JI n.º 6 de Olhão e Básica de Marim, pertencentes ao Agrupamento de Escolas João da Rosa, serão subsidiadas pela autarquia em 8.106 euros, que abrangem 257 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e 7 salas do Pré-escolar.

Finalmente, no Agrupamento de Escolas Prof. Paula Nogueira, aquele que abrange mais estabelecimentos de ensino, são contempladas as escolas Básica/JI n.º 4 de Olhão, Básica n.º 5 de Olhão, Básica/JI José Carlos da Maia, Básica n.º 1 de Pechão, Básica de Brancanes, Básica/JI de Quelfes e Jardim de Infância de Pechão. Estes apoios sirigem-se a 425 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e a 10 salas do Pré-escolar, num total de 12.685 euros.

Após a cerimónia de assinatura destes protocolos, o presidente da autarquia, António Miguel Pina, adiantou que “estamos a financiar, neste ano letivo de 2015/2016, os alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo mais carenciados do concelho, com 26 euros por cada aluno do escalão A, 13 euros por cada aluno do escalão B e 365 euros por cada sala do pré-escolar. Gostaria de sublinhar que este esforço financeiro representa o dobro daquilo a que qualquer Câmara Municipal se encontra obrigada por lei, mas é um esforço que fazemos em Olhão com todo o gosto, em prol de um ensino público com cada vez mais qualidade e da formação das gerações vindouras”.

A estes acordos de cooperação acresce também a medida da autarquia que tem vindo a ser implementada nos últimos anos letivos, de oferta dos manuais escolares a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas públicas do concelho.

2016-104-ass-protocolo-acao-social-escolar-02


2016-104-ass-protocolo-acao-social-escolar-03