289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
A Rede de Bibliotecas de Olhão promove nos dias 3 e 4 de maio o primeiro Encontro da Rede de Bibliotecas do concelho, subordinada ao tema “Contarolando”. O ponto alto da iniciativa será a assinatura do protocolo de constituição da Rede, que já funciona informalmente há vários anos, e que será agora formalizada.

2016-109-encontro-da-rede-de-bibliotecas-de-olhao-01

O Encontro destina-se a professores, bibliotecários e animadores, e surge de uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas de Olhão, Câmara Municipal, Biblioteca Municipal José Mariano Gago, Fesnima e Rede de Bibliotecas Escolares.

Na terça feira, dia 3 de maio, a sessão de abertura ocorre pelas 09h30, na Biblioteca Municipal, presidida pelo presidente da Autarquia, António Miguel Pina. Meia hora mais tarde, no mesmo espaço, far-se-á a assinatura do protocolo que constitui formalmente a Rede de Bibliotecas do concelho de Olhão, entre o Município, Agrupamentos Escolares e Colégio Bernardette Romeira, que reúne as bibliotecas escolares e os espaços de biblioteca de todo o concelho numa única rede, nomeadamente a Biblioteca Municipal e o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares.

No mesmo dia, às 17h00, também na Biblioteca Municipal, terá lugar a iniciativa “Contos ao Desafio”, com os contadores Cristina Taquelim, José João Santos, Vítor Dias, João Evaristo, Carlos Campaniço e Fernando Guerreiro, destinada ao público em geral e aos alunos da Universidade Sénior.

No segundo dia do Encontro, 4 de maio, ocorrem durante toda a manhã várias oficinas de escrita criativa, ilustração e banda desenhada em diversas escolas do concelho.

Às 18h00, a Biblioteca Municipal José Mariano Gago acolhe a cerimónia de entrega do Prémio Juvenil António Macheira e às 21h00, no Auditório Municipal, acontece o espetáculo musical “Serafi¬m e as Vozes da Cal”, que encerra o Encontro.

As redes concelhias de bibliotecas são redes colaborativas de trabalho entre diferentes bibliotecas, com incidência a nível concelhio ou interconcelhio.

Trata-se de redes de informação e de conhecimento que contribuem para a gestão partilhada das coleções, rentabilizando recursos e aproveitando as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação.

2016-109-encontro-da-rede-de-bibliotecas-de-olhao-02