289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
“1, 2, 3 Uma Etapa de Cada Vez” é o tema da 8ª edição da Semana do Bebé de Olhão. Este ano procura-se realçar a importância das etapas de desenvolvimento dos bebés respeitando simultaneamente o seu ritmo. O padrinho desta edição volta a ser o piloto olhanense Rúben Faria.

2016-154-semana-do-bebe

Contribuir para um aumento da literacia em saúde em torno do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida da criança e informar sobre sinais de alerta em áreas fundamentais como comunicação, linguagem, motricidade, sensorialidade, cognição e afetos são os principais objetivos da 8ª Semana do Bebé de Olhão. 

O evento é organizado pelo Município de Olhão, através da Rede Social, e pela Administração Regional de Saúde do Algarve, através do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil do Centro de Saúde de Olhão – Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Olhar+ do ACES Central.

Durante a semana de 6 a 11 de junho serão dinamizadas várias atividades na comunidade promovidas pelos parceiros deste projeto, das quais se destaca um Passeio Convívio de Bebés, Crianças e Famílias programado para o dia 9 junho, pelas 17h00s, com saída junto ao Auditório Municipal, atividades no Algarve Outlet, nos dias 10 a 11 de junho, concurso de montras promovido pela ACRAL Olhão, concurso de trabalhos escolares da responsabilidade da Saúde Escolar da UCC Olhar + e a eleição do Bebé Estrela, prémio atribuído ao primeiro bebé do concelho de Olhão a nascer durante a semana com o apoio do Centro Hospitalar do Algarve, EPE.

Destaca-se ainda, no dia 9 de junho de 2016, no Auditório Municipal de Olhão, o Seminário técnico da 8ª Semana do Bebé de Olhão. “29-34 Semanas: Também sou prematuro!”, “Lado a lado com os pais para mais uma etapa: Literacia em Saúde” e “Babytalk: conversas sobre bebés” são alguns dos temas a abordar no seminário, que conta com a presença de especialistas nas áreas da saúde materno-infantil, saúde mental, saúde pública e educação. Será ainda atribuído um Prémio Mérito e Excelência a uma personalidade ou instituição que se tenha destacado pelo trabalho ao nível dos cuidados à primeira infância.

Toda a informação sobre este evento pode ser encontrada em http://www.arsalgarve.min-saude.pt/semanadobebe/ ou no facebook Semanadobebe Olhao. Inscrições no Seminário Técnico disponíveis em
http://www.arsalgarve.min-saude.pt/portal/?q=node/4815