289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Olhão alerta para o início do novo ano hidrológico, altura em que se registarão períodos de maior precipitação. Assim, aumentará significativamente o risco de inundações urbanas e cheias e, em consequência, a vulnerabilidade de pessoas e bens aos seus efeitos.

2016-229-prevencao-inundacoes

A prevenção tem um papel importante na minimização das consequências mais graves deste fenómeno natural. Assim, “torna-se imperioso que todos os cidadãos tenham um papel determinante na prevenção, limpando os algerozes e varandas das suas casas e fazendo convenientemente a limpeza e análise de caves, quintais ou jardins, principalmente no outono, devido à queda de folhas. É também de extrema importância remover os resíduos das atividades agrícola e florestal dos seus terrenos”, alerta a Proteção Civil Municipal.

Tendo em conta que a morfologia do solo e a hidrografia do Algarve proporcionam enxurradas, cheias e inundações, todos os munícipes deverão ainda estar atentos às informações meteorológicas e ter sempre em casa um kit que contenha um rádio e lanterna de pilhas, pilhas de reserva, material de primeiros socorros, medicamentos essenciais e agasalhos. Se detetar alguma situação que possa colocar em causa uma boa fluidez das águas pluviais, ou em caso de emergência, ligue 112.