289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
A primeira reunião da Comissão Geral Organizadora (CGO) dos Jogos de Quelfes realizou-se no passado dia 27 de setembro em Tavira. O evento assinalará no próximo ano a sua oitava edição. A apadrinhar este encontro esteve o presidente da Academia Olímpica de Portugal (AOP), Luís Costa.

2016-231-viii-jogoso-de-quelfes-01
Enquanto líder da instituição a quem estatutariamente cabe a promoção da filosofia do Olimpismo, o responsável pela Academia quis reforçar a importância do “esforço desenvolvido pelas autarquias organizadoras e demais entidades parceiras, naquele que é o maior evento de promoção do Olimpismo em Portugal, direcionado ao 1º ciclo do ensino básico”.

Sob o lema “Estabilizar, Desenvolver e Aprofundar”, a CGO dos Jogos de Quelfes encara como desafio fundamental “o aprofundamento dos laços com as escolas, atendendo não só à difusão do Olimpismo, mas também à implementação de modelos de desenvolvimento que, sustentados no desporto, na cultura e na promoção do ambiente, possam constituir uma mais valia no processo educativo, nomeadamente quanto à formação do caráter, à vivência dos valores éticos fundamentais universais e ao cultivar de um sentido de cidadania, numa etapa tão crucial como é o 1º ciclo do ensino básico”.

Os VIII Jogos de Quelfes vão decorrer entre os dias 6 e 21 de maio em diversas instalações desportivas dos concelhos de Olhão, Faro, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Ayamonte, na vizinha Espanha, que acolherá a cerimónia de abertura.

2016-231-viii-jogoso-de-quelfes-02