289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Todos os anos, a Paróquia de Olhão celebra solenemente a sua padroeira. No domingo mais próximo de 7 de outubro, dia de Nossa Senhora do Rosário, a cidade sai à rua em procissão. Este ano, a homenagem acontece este domingo, dia 9, com missa solene marcada para as 16h30, na Igreja Matriz, seguida do cortejo, que atrai todos os anos muitos devotos.

2016-245-procissao-nossa-senhora-do-rosario

A procissão percorre as seguintes artérias da cidade: Praça da Restauração, Rua Capitão Carlos Mendonça, Rua Dr. Miguel Bombarda, Rua João de Deus, Rua Teófilo Braga, Praça Patrão Joaquim Lopes, Avenida 5 de Outubro, Rua Dr. Francisco Fernandes Lopes, Rua Carlos da Maia, Rua Dr. João Lúcio, Rua Vasco da Gama, Avenida da República e Praça da Restauração.

O percurso contempla ainda a Bênção do Mar, junto aos Mercados Municipais.

Em Olhão, Nossa Senhora do Rosário é a padroeira, dando o nome à Igreja Matriz, cuja edificação se iniciou em 1698, abrindo ao culto, ainda inacabada, em 1715. Na fachada pode ler-se: "À custa dos homens do mar deste povo se fez este templo novo, no tempo em que só haviam umas palhotas". 

Devido à sua imponência, atrai muitos olhares dos turistas que visitam a zona histórica de Olhão. Na segunda metade do século XVIII, a sua fachada principal, uma das mais impressionantes de todo o Algarve, foi reformulada. No seu interior, de uma só nave, existem cinco altares. A capela-mor tem um retábulo e arco triunfal em talha dourada, um teto decorado com um fresco e uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Olhão informa ainda que, devido à realização da procissão, este domingo não se realizará a habitual celebração eucarística das 10h30.