289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
O mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinalou-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro, o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. Neste período, o Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa", que procura incentivar a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

2016-255-acao-cancro-da-mama
Olhão respondeu a este apelo e “entrou na Onda”, com duas iniciativas a decorrerem esta quarta feira, dia 26 de outubro, na zona ribeirinha e no Agrupamento de Escolas João da Rosa.

Através do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), a Escola João da Rosa promove uma palestra subordinada ao tema “O cancro da mama”, que conta com a presença de uma enfermeira do Centro de Saúde de Olhão e acontece no auditório daquele estabelecimento de ensino a partir das 14h30.

Às 19h15, e ainda numa organização da João da Rosa, em parceria com a Câmara Municipal e com o Grupo de Marcha Corrida de Olhão "Mexe-te Mó", haverá lugar a uma caminhada pela saúde aberta ao público, cuja concentração será no recinto junto ao pavilhão.

Os participantes serão divididos em cinco grupos, que percorrerão cinco circuitos pela cidade de Olhão. Os percursos podem ser consultados aqui:

https://drive.google.com/open?id=1lQABddFMVw_B6RJ_FhgYqMJolO0&usp=sharing

Na noite desta quarta feira, o Coreto do Jardim Pescador Olhanense receberá uma iluminação especial – cor de rosa –, simbolizando a luta contra o cancro da mama e sensibilizando a população para esta problemática.

O cancro da mama continua a fazer muitas vítimas em Portugal, e é o segundo cancro mais mortal entre as mulheres. Os números desta doença são aterradores: mais de 4.500 casos em Portugal são detetados anualmente. O surgimento de caroços na zona do peito ou nas axilas, a alteração da textura da pele da mama, bem como da cor e do tamanho são sinais a que se deve estar atento, uma vez que o diagnóstico precoce é a melhor forma de aumentar as hipóteses de combater a doença.