289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Com mais uma quadra natalícia a aproximar-se, a Câmara Municipal de Olhão dá continuidade à tradição e preparou um conjunto de eventos alusivos à época, que prometem deliciar miúdos e graúdos.

2016-281-iluminacao-natal-olhao-01
Música, animação e todas as personagens alusivas à quadra preenchem um programa que vai trazer a Olhão a magia do Natal, numa aposta da autarquia em tornar a cidade mais atrativa e animada, dinamizando o comércio tradicional e motivando os olhanenses a saírem à rua e vivenciarem em comunidade esta época.

A época natalícia em Olhão teve início com a inauguração das iluminações de Natal nas principais artérias da cidade, com destaque para a Rua do Comércio, as Avenidas 5 de Outubro e da República, a zona ribeirinha e, este ano pela primeira vez, também o Caíque Bom Sucesso. A decoração na Rua do Comércio ficará complementada com uma passadeira vermelha, que dará as boas vindas a olhanenses e forasteiros.

Uma das figuras mais típicas desta época é o Pai Natal, que chega à cidade de bicicleta no dia 17 de dezembro, acompanhado pelos duendes. O percurso tem início no extremo poente da Avenida 5 de Outubro e termina na Avenida da República.

Esta artéria será, de resto, o centro nevrálgico da animação de Natal promovida pela autarquia. Entre os dias 17 e 21 de dezembro, a artéria histórica da cidade transformar-se-á numa verdadeira “aldeia” natalícia, com animação diária, uma feira de artesanato, gastronomia, carrosséis e, como não poderia deixar de ser, todas as personagens tão típicas desta época.

E porque quem vive o Natal de forma mais intensa são as crianças, a autarquia preparou um conjunto de atividades a pensar especificamente no público infantil, com destaque para a iniciativa “Cinema para as Escolas”, a decorrer na Sociedade Recreativa Progresso Olhanense entre 1 e 11 de dezembro.

No dia 15, também a pensar nos mais pequenos, haverá lugar à representação de uma peça infantil para as escolas, a acontecer no Auditório Municipal.

À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Olhão e a empresa municipal Fesnima prepararam para as férias escolares de Natal um conjunto de atividades destinadas a manter ocupados e divertidos os mais pequenos durante este período sem aulas. Os Campos de Férias de Natal, que decorrem de 19 a 23 de dezembro em vários locais, contemplam muitas atividades divertidas que apelam à criatividade, à aprendizagem de novos conhecimentos, ao espírito de equipa e, como não poderia deixar de ser, à aquisição de novas amizades.

A tradição de Natal em Olhão passa também pelo habitual concerto de Natal, desta vez com cariz solidário, que traz anualmente à Igreja Matriz um espetáculo, este ano protagonizado pelo Coro Gulbenkian que, a partir das 21h00 do dia 22 de dezembro, convida o público a recordar alguns dos temas tradicionais desta quadra de todo o mundo, como We wish you a Merry Christmas, Natal de Elvas, In stille Nacht, ou Il est né le Divin Enfant, sob a batuta do maestro Jorge Matta.

As festividades da quadra não estariam completas sem a Passagem de Ano: 2017 vai ser recebido em Olhão no Jardim Pescador Olhanense, com os Iris, o grupo Gerações e, como não poderia deixar de ser, um espetáculo de fogo de artifício à meia-noite.

O programa de animação de Natal preparado pela Câmara Municipal termina a 6 de janeiro, com a chegada dos Reis Magos que, de camelo, passam pelas principais artérias da cidade, sem esquecer as escolas.

2016-281-iluminacao-natal-olhao-02